terça-feira, 7 de dezembro de 2010

E se o mundo esquentar 4°C?

A Royal Society - academia de ciências do Reino Unido - acaba de publicar o artigo “De quatro graus pra mais: implicações do possível aumento da temperatura global em quatro graus”, escrito por Mark New, Diana Liverman, Heike Schroder e Kevin Anderson.

O estudo avalia os impactos e consequências potenciais para um aquecimento de até 4°C na temperatura terrestre, possibilitando uma visão sobre os desafios globais derivados de mudanças sistemáticas no planeta. É também uma pesquisa que acompanha as previsões mundiais relativas às mudanças climáticas, antes previstas para um aquecimento de até 2 graus (já considerada extremamente limítrofe em relação aos impactos) e que agora geram preocupação pela possibilidade de serem superiores, um aumento de 3 a 4 graus ainda neste século.

Os autores indicam que os impactos na agricultura, nos recursos hídricos, ecossistemas e cidades costeiras será ainda maior com um aumento de 4°C em relação ao previsto para dois graus abaixo disso. Um exemplo é a agricultura na África sub-sahariana, que pode colapsar de acordo com as previsões.

A pesquisa reitera a necessidade de redução das emissões de gases estufas, além de desafios sociais econômicos e comportamentais ainda neste século para que tais previsões não se concretizem. Enfocam também a importância do conhecimento sobre o sistema climático e as possíveis mudanças estruturais que este sofrerá com as constantes pressões humanas no meio ambiente.

Fonte: The Royal Society - 4°C/ Portal O ECO

Nenhum comentário: