sábado, 29 de outubro de 2011

Falta estudo sobre as áreas verdes de Fortaleza

Não existem estudos atualizados sobre as condições ambientais da cidade de Fortaleza. O último que se tem registro tiveram os dados colhidos em 2002 - há quase 10anos. Organizado pelo professor do curso de Arquitetura da Universidade Federal do Ceará, José Sales Costa Filho, o Inventário Ambiental mapeou locais baseados nos recursos hídricos e áreas verdes resistentes. A Prefeitura tem catalogados nove parques públicos mas, segundo o professor, o número de áreas verdes é bem maior.

“Embora a população tenha crescido muito nos últimos 40 anos, as demarcações de terras públicas e áreas verdes não cresceu na mesma proporção”. Sales defende uma regulamentação em Fortaleza porque a falta facilita, segundo ele, ocupações indevidas.


Na época do estudo, foi definida a média de 4 metros quadrados de área verde por habitante. Ainda segundo o professor, a recomendação da Organização das Nações Unidas é de que a medida seja de 12 metros quadrados. “Estávamos muito abaixo do patamar mínimo e de 2003 para cá é bem possível que tenhamos diminuído ainda mais esse número”, afirma. Outra carência verificada pelo estudo, publicado no ano seguinte às pesquisas, em 2003, foi a carência de arborização em vias públicas. “Por isso a cidade tem se tornado mais quente”.


Fonte: O POVO Online

Nenhum comentário: