quarta-feira, 12 de setembro de 2007

A concepção do GEOPARK ARARIPE


O GEOPARK ARARIPE em consolidação na porção cearense da Bacia do Araripe, um dos principais sítios do Período Cretáceo da Terra. A região é especial pelos achados geológicos e paleontológicos inéditos desde os primeiros anos do Século XIX, com registros entre 120 e 70 milhões de anos, em excepcional estado de preservação e diversidade. Há similares de espécies na África, indício de quando os continentes foram um só. No Araripe está mais de um terço de todos os registros de pterossauros descritos no mundo, mais de 20 ordens diferentes de insetos e única notação da interação inseto-planta. A proposta envolve preservar os locais principais, transformados em sítios de visitação e pesquisa da composição das rochas e minerais e da evolução da vida no continente.

O GEOPARK ARARIPE será formado por uma rede de 9 parques ou Geotopes, situações documentais consideradas imprescindíveis à compreensão da origem, evolução e atual estrutura da Terra e da vida. Todos os locais são representativos de estratos geológicos e tem formações fossilíferas.
Imagem de corte da escarpa da Chapada do Araripe, na subida do bairro do Belmonte no Crato em direção a Floresta Nacional do Araripe, primeira unidade florestal nacional protegida, em 1946. Fotografia de Daniel Roman. Direitos autorais reservados.

Nenhum comentário: