terça-feira, 25 de setembro de 2007

Manifestação contra os incêndios criminosos no Sítio Fundão, no Crato.


Manifestação contra os incêndios criminosos no Sítio Fundão, no Crato é uma das manchetes de primeira página do Diário do Nordeste, edição de hoje 25/09/2007. Estudantes, ambientalistas, professores e representantes de órgãos ligados ao meio ambiente se reuniram na área devastada pelo fogo, com o objetivo de exigir dos governos municipal, estadual e federal o apressamento do processo de tombamento do sítio e a conseqüente indenização, ou desapropriação, tento em vista nova ameaças de incêndios.

Na semana passada, o fogo destruiu por volta de 20 hectares de mata do Fundão, única área de de vegetação nativa localizada no perímetro urbano da cidade. Aos poucos, este contexto ecológico, preservado pelo ecologista Jéferson da Franca Alencar e mantido por seus herdeiros, está sendo destruído,

Este informativo sobre o Geopark Araripe há algum tempo vem alertando as autoridades para a fragilidade da situação. Existem seis indicativos para preservação do Sítio Fundão; uma proposta dos Professores Eldinho Perreira e Miralva Guedes(1); um destaque do capítulo Preservação Ambiental e da Paisagem, do PRU/ Plano de Requalificação Urbana do Crato(2); um destaque do documento Araripe Basin Action Regional Plan, realizado para a UNESCO(3); a seleção do mesmo na contextualização do GEOPARK ARARIPE, incluso no Geotope Batateiras, do Application Dossier for Nomination Araripe Geopark, também realizado para a UNESCO(4) e um Termo de Referência para a consolidação do Parque da Nascente das Batateiras, Cachoeira das Batateiras e Sítio Fundão, todos componentes do Geotope Batateiras(5) para o CONPAM/ Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente.


Existem também os Termos de Referência para Instrução de Tombamento dos Geotopes do GEOPARK ARARIPE(6), também realizados recentemente e entregues à URCA/ Universidade Regional do Cariri, com copia para IPHAN/ Instituto do Patrimonio Histórico e Artístico Nacional/ 4ª Superintendencia Regional, já que no contexto existem edificações de valor patrimonial histórico também: um casa de taipa de 2 pavimentos e as ruínas de um engenho de pau, puxado a bois, além de barragens em alvenaria de pedra. As dimensões das intervenções propostas já estão referenciadas em documentos. Cinco dos mesmos tiveram a participação da equipe deste blogspot.

Recomendamos a formatação de Convenio de Cooperação entre a Prefeitura Municipal do Crato, Governo do Estado do Ceará, através CONPAM/ Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente e SEMACE, além do Governo Federal, MMA/ Ministério do Meio Ambiente, através do IBAMA/ DR e MC/ Ministério da Cultura, através do IPHAN/SR para iniciar de fato uma caminhada para resolução do impasse.
Fotografia de José Sales. Banco de Imagens Ibitupi. Direitos autorais reservados.

Nenhum comentário: