quinta-feira, 13 de setembro de 2007

III Conferência Estadual do Meio Ambiente


O Estado do Ceará faz o lançamento oficial da III Conferência Estadual de Meio Ambiente, com participação do MMA/ Ministério do Meio Ambiente, no próximo dia 14/09, às 14h, no Plenário da Assembléia Legislativa do Ceará.

A III CEMA/ Conferência Estadual do Meio Ambiente, prevista para os dias 13 a 15 de Dezembro, será precedida de 12 plenárias regionais. Até o momento, 31 conferências municipais do Meio Ambiente já aconteceram no Ceará. Este roteiro de conferências municipais e estaduais objetivam a realização da III CNMA/ Conferência Nacional do Meio Ambiente, prevista para Maio de 2008, tendo como tema central as mudanças climáticas. O tema, anteriormente restrito à comunidade científica, é hoje do domínio comum após a divulgação dos últimos relatórios do IPCC/ Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas. Atualmente, o mundo inteiro busca de soluções à mitigação dos impactos causados pelo aquecimento global.

Um dos avanços da Conferência Estadual do Ceará este ano é a sua institucionalização. O Governo do Estado, através do COMPAM/ Conselho de anunciou que publicará decreto oficializando a plenária, que este ano terá como temas principais: Atividades produtivas, Cidades, Macro-estrutura, Terra e Água e Agenda 21.
Imagem do manguezal do Rio Cocó, no Parque Ecológico do Cocó, uma unidade de conservação da vida natural localizado em Fortaleza, capital do Estado do Ceará. Tem esse nome devido ao Rio Cocó que forma o bioma do mangue. O primeiro ponto do rio Cocó a ter sido protegido e aparelhado foi criado em 29/03/1977 declarado de utilidade pública para desapropriação. Em 05/09/ 1980 o Decreto Estadual Nº 20.253 cria o Parque Ecológico do Cocó que atualmente abrange uma área de 1.155,2 hectares. Fotografia de Daniel Roman. Direitos autorais reservados. Veja o blogspot http://inventarioambientalfortaleza.blogspot.com/

Nenhum comentário: