domingo, 30 de setembro de 2007

Imagens do Araripe


Imagem do Engenho Tupinambá, na entrada de Barbalha, que representa exemplarmente as centenas de engenho de moagem cana de açúcar existentes na região na época do Ciclo da Cana de Açúcar. Arquivo de Imagens Ibi Tupi. Fotografia de José Sales. Direitos autorais reservados.

sábado, 29 de setembro de 2007

Imagens do Araripe


Estrada do Cancão Velho, que passa pelo povoado com o mesmo nome e dá acesso ao Pontal de Santa Cruz, que é o Geotope Exu, em Santana do Cariri. Arquivo de imagens Ibi Tupi. Fotografia Daniel Roman. Direitos autorais reservados.

Imagens do Araripe


Mais uma bela imagem do Araripe: troncos de coníferas petrificados de 110 milhões de anos, aproximadamente, na Floresta Fóssil do Geotope Missão Velha, no limite municipal entre Missão Velha e Abaiara. Uma situação totalmente desprotegida do GEOPARK ARARIPE e sob risco de desaparecimento, pois situada dentro de uma propriedaded rural, de onde são retirados aleatoriamente parte destes troncos petrificados para usos não identificados.
Arquivo de Imagens Ibi Tupi. Fotografia Daniel Roman. Direitos autorais reservados.

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Governador do Estado Cid Gomes visitará o GEOPARK ARARIPE


Quando da instalação do Governo Itinerante em Missão Velha, na próxima semana, o Governador do Ceará Cid Gomes visitará o GEOPARK ARARIPE, acompanhado do Secretário das Cidades, Joaquim Cartaxo. O local escolhido à visita é o Geotope Devoniano, no Canyon da Cachoeira de Missão Velha, hoje Parque Ecológico Municipal da Cachoeira de Missão Velha, um das mais impressionantes paisagens da Bacia Sedimentar do Araripe.
Imagem do Arquivo Ibi Tupi. Fotografia Daniel Roman. Direitos autorais reservados.

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Missão do Banco Mundial vai à região do Cariri e Araripe

Missão do Banco Mundial vai à Região do Cariri e Araripe, no início da próxima semana para avaliar a adequabilidade do novo Programa "Cidades do Ceará", cujo foco, nesta primeira etapa é esta situação regional relevante. E aproveita para conhecer a proposta do GEOPARK ARARIPE, com visita ao Escritório Sede no Crato e alguns Geotopes, em visita guiada pela Secretaria das Cidades.

Mission of The World Bank will go to Cariri and Araripe Basin, next week, to evaluate guidelines of the new it Programs "Cities of Ceará", whose focus, in this first stage is this relevant regional situation. The itinerary includes to know ARARIPE GEOPARK'S proposal, with visit to the general office in Crato and some Geotopes, in visit guided by Secretary of Cities.

Aberta III Conferência Estadual das Cidades


Foi aberta, ontem no Centro de Convenções do Marina Park Hotel, em Fortaleza, a III Conferência Estadual das Cidades. O ponto alto da solenidade foi a exposição do Secretário das Cidades, Arquiteto Joaquim Cartaxo sobre o Programa de Desenvolvimento e Gestão Territorial baseado no fortalecimento dos pólos regionais existentes no interior do Estado do Cearáque objetiva promover a desconcentração espacial dos investimentos e coordenar as ações de desenvolvimento endógeno local e de integração regional.

Na III Conferência das Cidades, dois temas principais orientarão o roteiro dos debates: A Política de Desenvolvimento Urbano e as Intervenções nas Cidades e A Capacidade e Forma de Gestão das Cidades.

Na exposição do Secretário Joaquim Cartaxo, foi também destacado o papel do projeto piloto do Programa Cidades do Ceará, na região do Cariri, financiado pelo BIRD/ Banco Mundial. A proposta de consolidação do GEOPARK ARARIPE, baseada no documento "Araripe Basin Action Regional Plan", um dos capítulos do "Application Dossier for Nomination ARARIPE GEOPARK", o coloca como um instrumento de viabilização do Programa Cidades do Ceará, na região do Cariri e Bacia Sedimentar do Araripe. Foi incluída na versão original deste programa e será re-analisada quanto a sua adequação, na próxima Missão BIRD ao Estado do Ceará.


Imagem aérea de parte da orla marítima e entorno do Porto do Mucuripe, em Fortaleza. onde existem imensas demandas de requalificação urbana e ambiental, além de redefinição de diretrizes de desenvolvimento setorial urbano. Situação destacada pelo PROJETO LEGFOR, desenvolvido pelo DAU/ CT/UFC, através da ASTEF, como preferencial para realização da Operação Urbana Colonia Mucuripe, no Município de Fortaleza. Arquivo de Imagens Ibi Tupi. Fotografia Daniel Roman. Direitos autorais reservados.


O Professor José Sales, do Setor de Estudos PUR/ Planejamento Urbano e Regional, responsável pela coordenação do PROJETO LEGFOR, entre 2002/2004, também participante da equipe deste blogspot, esteve presente na solenidade de abertura como representante do DAU/ CT/ UFC - Departamento de Arquitetura e Urbanismo/ Centro de Tecnologia/ Universidade Federal do Ceará e delegado à III Conferência Estadual das Cidades.

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

O GEOPARK ARARIPE vai debatido em Seminário na UNIFOR

A proposta do GEOPARK ARARIPE vai ser debatida em Seminário na UNIFOR/ Universidade de Fortaleza, no próximo dia 02/ 10/ 2007, às 19 hs, por iniciativa do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Tecnologia, por sugestão de professores da casa. Representarão a equipe o Professor José Sales e os Arquitetos Larissa Menescal e Emanuel Cavalcante.

O GEOPARK ARARIPE tem destaque no site da Secretaria das Cidades do Estado do Ceará

A apresentação da trajetória de concepção do GEOPARK ARARIPE produzida a partir de pesquisa sobre o tema pela equipe deste blogspot, sob a coordenação do Prof. José Sales e Arquiteta Larissa Menescal está disponível no site da Secretaria das Cidades do Estado do Ceará, em linguagem flash. Esta mesma apresentação contribuiu para a transformação do Geopark Araripe em Programa Estadual de Governo.

A pesquisa é da própria equipe que trabalha sobre o assunto deste a montagem do "Application Dossier for Nomination Araripe Geopark UNESCO" e as imagens são do fotógrafo Daniel Roman. Banco de Imagens Ibi Tupi. Direitos autorais reservados.

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Imagens do Araripe


Imagem de ruínas do antigo Engenho de Pau, puxado a bois, no Sítio Fundão, no Crato, classificado pelo IPHAN, como exemplar único na região. Localizado dentro do contexto ambiental de mata ciliar nativa do Rio das Batateiras. Fotografia de José Sales. Banco de Imagens Ibitupi. Direitos autorais reservados.

Imagens do Araripe


Imagem da Cachoeira do Lameiro, no Rio das Batateiras, a montante do Sítio Fundão, um contexto componente do GEOTOPE BATATEIRAS, na sede urbana do Crato, aqui exposta para demontrar a riqueza ambiental e fragilidade daquele ecossistema, que requer urgentemente medidas para sua proteção e preservação. Fotografia de Daniel Roman. Direitos autorais reservados.

A equipe deste blogspot participou da montagem de Termos de Referencia para consolidação do GEOTOPE DAS BATATEIRAS que deveria consolidar o Parque da Pedra das Batateiras, Cachoeira do Lameiro e Sítio Fundão, como partes do GEOPARK ARARIPE. O mesmo foi encaminhado à providências ao CONPAM/ Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Governo do Estado do Ceará.
Participamos ainda da montagem de outros Termos de Referência para Instrução de Tombamento dos Geotopes do GEOPARK ARARIPE, também realizados recentemente entregues à URCA/ Universidade Regional do Cariri, com copia para IPHAN/ Instituto do Patrimonio Histórico e Artístico Nacional/ 4ª Superintendencia Regional, já que no contexto existem edificações de valor patrimonial histórico também: um casa de taipa de 2 pavimentos e as ruínas de um engenho de pau, puxado a bois, além de barragens em alvenaria de pedra.

Vamos salvar o patrimônio do Araripe.

Manifestação contra os incêndios criminosos no Sítio Fundão, no Crato.


Manifestação contra os incêndios criminosos no Sítio Fundão, no Crato é uma das manchetes de primeira página do Diário do Nordeste, edição de hoje 25/09/2007. Estudantes, ambientalistas, professores e representantes de órgãos ligados ao meio ambiente se reuniram na área devastada pelo fogo, com o objetivo de exigir dos governos municipal, estadual e federal o apressamento do processo de tombamento do sítio e a conseqüente indenização, ou desapropriação, tento em vista nova ameaças de incêndios.

Na semana passada, o fogo destruiu por volta de 20 hectares de mata do Fundão, única área de de vegetação nativa localizada no perímetro urbano da cidade. Aos poucos, este contexto ecológico, preservado pelo ecologista Jéferson da Franca Alencar e mantido por seus herdeiros, está sendo destruído,

Este informativo sobre o Geopark Araripe há algum tempo vem alertando as autoridades para a fragilidade da situação. Existem seis indicativos para preservação do Sítio Fundão; uma proposta dos Professores Eldinho Perreira e Miralva Guedes(1); um destaque do capítulo Preservação Ambiental e da Paisagem, do PRU/ Plano de Requalificação Urbana do Crato(2); um destaque do documento Araripe Basin Action Regional Plan, realizado para a UNESCO(3); a seleção do mesmo na contextualização do GEOPARK ARARIPE, incluso no Geotope Batateiras, do Application Dossier for Nomination Araripe Geopark, também realizado para a UNESCO(4) e um Termo de Referência para a consolidação do Parque da Nascente das Batateiras, Cachoeira das Batateiras e Sítio Fundão, todos componentes do Geotope Batateiras(5) para o CONPAM/ Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente.


Existem também os Termos de Referência para Instrução de Tombamento dos Geotopes do GEOPARK ARARIPE(6), também realizados recentemente e entregues à URCA/ Universidade Regional do Cariri, com copia para IPHAN/ Instituto do Patrimonio Histórico e Artístico Nacional/ 4ª Superintendencia Regional, já que no contexto existem edificações de valor patrimonial histórico também: um casa de taipa de 2 pavimentos e as ruínas de um engenho de pau, puxado a bois, além de barragens em alvenaria de pedra. As dimensões das intervenções propostas já estão referenciadas em documentos. Cinco dos mesmos tiveram a participação da equipe deste blogspot.

Recomendamos a formatação de Convenio de Cooperação entre a Prefeitura Municipal do Crato, Governo do Estado do Ceará, através CONPAM/ Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente e SEMACE, além do Governo Federal, MMA/ Ministério do Meio Ambiente, através do IBAMA/ DR e MC/ Ministério da Cultura, através do IPHAN/SR para iniciar de fato uma caminhada para resolução do impasse.
Fotografia de José Sales. Banco de Imagens Ibitupi. Direitos autorais reservados.

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Imagens do Araripe


Imagem aérea do Canyon da Cachoeira de Missão Velha, GEOTOPE DEVONIANO, no município de mesma denominação, situação protegida como Parque Ecológico Municipal da Cachoeira de Missão Velha. A proposta do Plano de Ordenamento e estruturação do GEOPARK ARARIPE sugere a ampliação da mesma, de forma a consolidar uma área maior de preservação deste magnífico contexto natural. O canyon tem aproximadamente 2,5 quilometros de extensão e mais de 300 milhões de anos e a vegetação ciliar em ambas suas margens não está integralmente incluída na área de proteção do Decreto Municipal. Fotografia de Daniel Roman. Arquivo de Imagens Ibi Tupi. Direitos autorais reservados.

domingo, 23 de setembro de 2007

32 deputados estaduais subscreveram a petição de conceder o título de cidadão cearense ao Prof. Gero Hillmer

32 deputados estaduais subscreveram a petição de conceder o título de cidadão cearense ao Prof. Gero Hillmer, encaminhada pelo Deputado Prof. José Teodoro Soares, por sugestão do Prof. José Sales, esta semana, no grande expediente da Assembléia Legislativa do Ceará. Parabéns à nossa bancada por reconhecer os relevantes serviços prestados pelo Prof. Hillmer ao nosso Estado.

sábado, 22 de setembro de 2007

Com a palavra o Prof. Gero Hillmer da Universität Hamburg

“Com os fósseis de Santana foi dada uma contribuição decisiva à Teroria da Evolução de de Darwin e, através dos mesmos torna-se possível promover de maneira convincente a conscientização científica das pessoas”, segundo o Prof. Dr. Gero Hillmer da Universität Hamburg, pesquisador de origem alemã e curador do Instituto e Museu de Paleontologia da
Universidade de Hamburgo, durante vários anos. Também Professor "Honoris Causa" da URCA/ Universidade Regional do Cariri e autor da concepção do GEOPARK ARARIPE, composta no "Application Dossier for Nomination ARARIPE GEOPARK, in State of Ceará, Brazil", elaborado por componentes da equipe deste blogspot, em fins de 2005 e aprovada pela UNESCO.

Imagens de libélula fóssil do Período Cretáceo/ Neoptianio, com cerca de 115 milhões de anos, em placa de calcário. Símbolo do Museu de Paleontologia da URCA, em Santana do Cariri. Fotografia de Daniel Roman. Banco de Imagens Ibi Tupi. Direitos autorais reservados.

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

O título de cidadão cearense para o Prof. Gero Hillmer, autor da concepção do Geopark Araripe

Por solicitação deste blogspot, através do Prof. José Sales, o Deputado Professor José Teodoro apresentou, ontem, no grande expediente da Assenbléia Legislativa do Estado do Ceará a proposta para concessão do título de cidadão cearense ao Prof. Dr. Geor Hillmer, da Universität Hamburg, na Alemanha, pelos relevantes serviços prestados ao Ceará, na coordenação do "Application Dossier for Nominationa Araripe Geopark, State of Ceará, Brazil" aprovado com recomendações pela UNESCO, que possibilitou o credenciamento do mesmo participante do GEOPARKS PROGRAM UNESCO. 32 deputados assinaram conjuntamente o requerimento.

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

O credenciamento do GEOPARK ARARIPE pela UNESCO, completa um ano nesta data

Em 20/09/2006, em Belfast, na Irlanda, a proposição de credenciamento do GEOPARK ARARIPE, como um componente do GEOPARKS PROGRAM UNESCO era encaminhada pela URCA/ Universidade Regional do Cariri, representando o Governo do Estado do Ceará e a SECITECE/ Secretaria estadual da Ciência e Tecnologia e aprovada. A data então merece comemorações e atenção, da parte da Administração Estadual para a continuidade da consolidação da proposta através da montagem da Instrução de Tombamento dos Geotopes e sua aprovação.

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Seminário na FANOR, em Fortaleza, discutirá o GEOPARK ARARIPE


Seminário na FANOR/ Faculdades do Nordeste, no Curso de Arquitetura e Urbanismo, em Fortaleza discutirá, nesta data o GEOPARK ARARIPE e as contribuições dos profissionais Arquitetos/ Urbanistas na concepção da proposição, em todas as suas fases e o significado profissional desta participação. Representarão a equipe o Professor/ Arquiteto José Sales/ UFC - FAUUSP 1977 e os Arquitetos Larissa Menescal - DAUUFC e Emanuel Cavalcante - DAUUFC. O convite foi da Professora/ Arquiteto Regina Lúcia Nepomuceno Costa e Silva, responsável por disciplina de Projeto Urbanístico.

Imagem do Geotope Granito, localizado na Colina do Horto, em Juazeiro do Norte. Fotografia de Daniel Roman. Direitos autorais reservados.

terça-feira, 18 de setembro de 2007

O Parque Nacional da Serra da Bodoquena, no Mato Grosso do Sul


O Parque Nacional da Serra da Bodoquena possui 76.400 hectares e está localizado nos município de Bonito, Bodoquena, Jardim e Porto Murtinho. Decretado em 21 de setembro e de 2000, a área ainda sofre forte pressão madeireira.

A Serra da Bodoquena abriga a maior extensão de florestas naturais do Estado. É considerada um divisor de águas e responsável por todas as nascentes dos rios cristalinos daquela região, como o Salobra, o Prata, o Formoso, o Perdido e o Sucuri. Desde a década de 80, dezenas de profissionais, pesquisadores, conservacionistas e entidades governamentais e não governamentais, reivindicam a proteção especial desta área. O PARNA da Serra da Bodoquena assegura uma região de alta biodiversidade de importância mundial. Por conta desta situação está em estudos a montagem do Application Dossier for Nomination BODOQUENA GEOPARK UNESCO.

Imagem retirada do site www.ibama.gov.br/ para divulgação por este blogspot.

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

O Sítio Fundão, componente do Geotope Batateiras, ainda tem áreas em chamas

O Sítio Fundão, junto ao Rio das Batateiras, no Crato, componente da área do Geotope Batateiras/ GEOPARK ARARIPE pede socorro, pois ainda tem áreas em chamas, depois de quatro dias de iniciado incêndio criminoso e tentativas de debelar o mesmo por parte da guranição do Corpo de Bombeiros do Crato. O que vem comprometendo grande parte desta reserva de mata nativa de 97 hectares.

Só uma ação efetiva dos diversos órgãos de proteção e controle do meio ambiente podem salvar aquele patrimônio. A equipe deste blogspot visitou e constatou o local deste desastre ambiental e documentou a situação. E imediatamente alertou a Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria da Infraestrutura, mas esta desconhece qualquer acontecimento. Alertou também a 4ª SR/ Quarta Superintendcia Regional do IPHAN, através do Superintendente Regional. E enviou mensagem ao Presidente do CONPAM/Governo do Estado do Ceará.

O Sítio Fundão está localizado na área urbana do Crato ao lado da Grendene, a maior indústria do município. Pertence à família do primeiro ambientalista da região Prof. Jefferson Franca de Alencar e está em processo de inventariação para tombamento por parte do Governo do Estado do Ceará.

domingo, 16 de setembro de 2007

III Conferencia Estadual do Meio Ambiente

O Governo Federal, através do Ministério do Meio Ambiente, elegeu como tema de discussão nacional as MUDANÇAS CLIMÁTICA. Um dos subtemas é a questão da preservação do meio ambiente natural, dos espaços cpúblicos e áreas livres de nossas cidades, como uma necessidade de qualificação das mesmas, frente ao acelerado aadensamento urbano das últimas décadas. A participação de todos os Municípios do Estado do Ceará é uma medida quase obrigatória. Esperamos que a participação seja plena.

sábado, 15 de setembro de 2007

Incêndio criminoso no Sítio Fundão, no Crato


Cerca de 50 hectares do sitio Fundão, um paraíso ecológico, que se encontra em processo de tombamento pelo CONPAM, foram consumidos pelo fogo. O incêndio começou na quinta-feira, ao meio dia e se prolongou até a tarde de ontem, dia 14/09/ 2007. Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local, mas não conseguiu debelar as chamas. A área acidentada, não permite o trânsito de veículos. O carro-tanque estacionou a cerca de 500 metros do fogo.Além de destruição da mata nativa, o incêndio matou animais silvestres que viviam abrigados nesta reserva floresta.

Este blogspot insiste em uma ação mais enérgica por parte do poder público: Estado do Ceará, Prefeitura Municipal do Crato a ainda Governo Federal, através do IBAMA e IPHAN. Vamos salvar o Sítio Fundão.

A Prefeitura de Fortaleza não marcou presença no lançamento da III Conferência Estadual do Meio Ambiente

A Prefeitura Municipal de Fortaleza estranhamente não marcou presença no lançamento da III Conferência Estadual do Meio Ambiente. A Secretária Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano Daniela Martins circulou rapidamente pelo Plenário da Assembléia Legislativa, não participou da formação da mesa e por isto não pode escutar as reclamações de setores ambientalistas sobre a ausência de uma efetiva Política de Proteção e Preservação do Meio Ambiente para o município.

A equipe deste blospot lema a Srª Secretária que as recomendações do Inventário Ambiental de Fortaleza podem configurar diretrizes para uma Política de Proteção e Preservação do Meio Ambiente para o Município de Fortaleza. Existem vários termos de referência compostos em realação a isto. A equipe lembra também que o Anteprojeto de Lei do Código do Meio Ambiente de Fortaleza existe e deve está bem guardado em alguma gaveta da própria SEMAM e que merecia ser reavaliado.

Por uma Política de Proteção e Preservação do Meio Ambiente para o Município de Fortaleza é a nossa palavra de ordem.

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Lançada a III Conferência Estadual do Meio Ambiente

Foi feito, nesta data de 14/07/ 2007, o lançamento oficial da III Conferência Estadual do Meio Ambiente, no Plenário da Assembléia Legislativa do Estaddo do Ceará, pelo Vice Governador do Estado Francisco Pinheiro, pelo representante da Ministra Marina Silva, Pedro Ivo de Souza Batista, pelo Deputado Cirilo Pimenta, Presidente da Comissão do Meio Ambiente e Semi Árido e polo Presidente do CONPAM, André Barreto Esmeraldo. Nunca o plenário e as galerias esteve com tantas presenças institucionais, do movimento ambientalista e da sociedade civil.

Este blogspot deseja sucesso à iniciativa e que as ações também tenham olhos para o nosso dia a dia, para as proposições do GEOPARK ARARIPE e notadamente para a consolidação de uma política ambiental para o nosso Estado do Ceará. Nossa sugestão é que o CONPAM encampe de imediato a idéia do Parque da Nascente do Rio das Batateiras, o Geotope Batateiras.

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Welcome to North West Highland Geopark

Scotland’s first European Geopark

At 3,000 million years old, the rocks at the seashore are even older than the hills - and what hills they are! Where else can you experience a skyline that compares to the ridges of Foinaven and Arkle, or classic hills like Suilven or Stac Pollaidh? In places like this it’s not just the eagles or the peregrines that soar. This is the most sparsely populated corner of Europe. Set yourself free in a place with space to spare.

Landscapes so ancient our minds cannot begin to grasp the enormity of time wrapped up in these rocks. Quiet glens, windswept summits, aquamarine waves on gilded sands. Walk away your worries. Stay far from that madding crowd.

Luxuriate in the long light of a spring evening, when night never quite falls. Feel the sting of sea-spray from wild winter waves and then take shelter by a fire with a good book and a good dram. Space for you in any season.

Informações retiradas do site oficial para divulgação. Inclusive imagem. http://www.northwest-highlands-geopark.org.uk/

III Conferência Estadual do Meio Ambiente


O Estado do Ceará faz o lançamento oficial da III Conferência Estadual de Meio Ambiente, com participação do MMA/ Ministério do Meio Ambiente, no próximo dia 14/09, às 14h, no Plenário da Assembléia Legislativa do Ceará.

A III CEMA/ Conferência Estadual do Meio Ambiente, prevista para os dias 13 a 15 de Dezembro, será precedida de 12 plenárias regionais. Até o momento, 31 conferências municipais do Meio Ambiente já aconteceram no Ceará. Este roteiro de conferências municipais e estaduais objetivam a realização da III CNMA/ Conferência Nacional do Meio Ambiente, prevista para Maio de 2008, tendo como tema central as mudanças climáticas. O tema, anteriormente restrito à comunidade científica, é hoje do domínio comum após a divulgação dos últimos relatórios do IPCC/ Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas. Atualmente, o mundo inteiro busca de soluções à mitigação dos impactos causados pelo aquecimento global.

Um dos avanços da Conferência Estadual do Ceará este ano é a sua institucionalização. O Governo do Estado, através do COMPAM/ Conselho de anunciou que publicará decreto oficializando a plenária, que este ano terá como temas principais: Atividades produtivas, Cidades, Macro-estrutura, Terra e Água e Agenda 21.
Imagem do manguezal do Rio Cocó, no Parque Ecológico do Cocó, uma unidade de conservação da vida natural localizado em Fortaleza, capital do Estado do Ceará. Tem esse nome devido ao Rio Cocó que forma o bioma do mangue. O primeiro ponto do rio Cocó a ter sido protegido e aparelhado foi criado em 29/03/1977 declarado de utilidade pública para desapropriação. Em 05/09/ 1980 o Decreto Estadual Nº 20.253 cria o Parque Ecológico do Cocó que atualmente abrange uma área de 1.155,2 hectares. Fotografia de Daniel Roman. Direitos autorais reservados. Veja o blogspot http://inventarioambientalfortaleza.blogspot.com/

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

A concepção do GEOPARK ARARIPE


O GEOPARK ARARIPE em consolidação na porção cearense da Bacia do Araripe, um dos principais sítios do Período Cretáceo da Terra. A região é especial pelos achados geológicos e paleontológicos inéditos desde os primeiros anos do Século XIX, com registros entre 120 e 70 milhões de anos, em excepcional estado de preservação e diversidade. Há similares de espécies na África, indício de quando os continentes foram um só. No Araripe está mais de um terço de todos os registros de pterossauros descritos no mundo, mais de 20 ordens diferentes de insetos e única notação da interação inseto-planta. A proposta envolve preservar os locais principais, transformados em sítios de visitação e pesquisa da composição das rochas e minerais e da evolução da vida no continente.

O GEOPARK ARARIPE será formado por uma rede de 9 parques ou Geotopes, situações documentais consideradas imprescindíveis à compreensão da origem, evolução e atual estrutura da Terra e da vida. Todos os locais são representativos de estratos geológicos e tem formações fossilíferas.
Imagem de corte da escarpa da Chapada do Araripe, na subida do bairro do Belmonte no Crato em direção a Floresta Nacional do Araripe, primeira unidade florestal nacional protegida, em 1946. Fotografia de Daniel Roman. Direitos autorais reservados.

A missão da UNESCO ao Araripe, em 2006


Em Junho 2006, pela primeira vez no continente americano, uma missão da UNESCO veio verificar a proposta de credenciamento relacionada ao ARARIPE GEOPARK, tendo em conta as referências do Application Dossier for Nomination Araripe Geopark UNESCO.

A equipe, composta da Dra. Margareth Patzak, Diretora da Divisão de Ciências da Terra da Unesco e Dra. Jutta Weber, Diretora do Geopark Bergstrasse Odenwald/ Alemanha, foi acompanhada pelo Prof. Dr. Gero Hillmer, na verificação das primeiras proposições de estruturação, ordenamento, identificação e sinalização em sete dos geotopes principais localizados em Santana do Cariri, Nova Olinda, Crato, Barbalha, Missão Velha e Juazeiro do Norte. E na visita de mais dois geotopes ainda não sinalizados: Pedra das Batateiras e Floresta Fóssil.
Imagens da visita ao Geotope Santana. Arquivo Ibi Tupi. Direitos autorais reservados.

terça-feira, 11 de setembro de 2007

7th European Geopark Network Open Conference in Scotland


Esta semana será iniciada a 7th European Geopark Network Open Conference in Scotland, a partir do dia 13/09 com extensão até 17/09. Nossa equipe enviou um banner sobre o GEOPARK ARARIPE para ser exposto na mostra aberta de informações sobre os Geoparks UNESCO.

Mais um convite para exposição do Projeto Geopark Araripe

Mais um convite foi feito à equipe da concepção do Projeto GEOPARK ARARIPE, para exposição do contexto da proposta que inclui: o Application Dossier or Nomination Araripe Geopark/ UNESCO, o Plano de Ação Regional da Bacia do Araripe e o Plano de Ordenamento e Estruturação do GEOAPARK ARARIPE pelo Curso de Arquitetura e Urbanismo da FANOR, em Fortaleza, através da Profª Regina Costa e Silva, O evento, se dará no próximo dia 19/09 às 19 hs no Auditório FANOR e terá a participação dos Arquitetos José Sales, Larissa Menescal e Emanuel Cavalcante.

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

A equipe do Geopark Araripe foi convidada pela UNESP para expor o projeto

A Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara da UNESP/ Universidade Estadual Paulista, através dos Profs. Drs. Adilson Marques Gennar/ Coordenador GPHEC e Paulo Alves de Lima Filho/ Coordenador do IBEC, convidou a equipe da concepção do Plano de Ordenamento e Estruturação do GEOAPARK ARARIPE, representada pelo Prof. José Sales, para a contextualização da proposição no Seminário IX Semana de Seminários GPHEC e I Seminário IBEC/GPHEC, cuja temática será: AMÉRICA LATINA HOJE, nos dias 09, 10 e 11 de outubro de 2007, próximos.

sábado, 8 de setembro de 2007

A consolidação do Geopark Araripe


Para a trajetória de consolidação do GEOPARK ARARIPE foram compostos: o Plano de Ordenamento e Estruturação, o Caderno de Identidade Visual e Sinalização, os Projetos de Apropriação Urbanística e Paisagísticas de Geotopes, o Plano de Gestão, além do Projeto de Reforma e Ampliação do Museu de Paleontologia da URCA, o sítio http://www.geoparkararipe.org/ e material gráfico de apoio, com apoio de uma equipe multidisciplinar dedicada a esta amplitude questões coordenada pelo Professor/ Arquiteto José Sales, com apoio de Ibi Tupi Projetos e Consultoria.

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Dois séculos de observações sobre a Bacia Sedimentar do Araripe

206 anos separam das primeiras expedições científicas e pesquisas na Bacia do Araripe, realizadas pelo Naturalista Feijó, João da Silva Feijó, entre 1800 e 1801, do reconhecimento internacional, pela UNESCO, em Setembro/2006, do que representa esta situação na história geológica e da evolução da vida na Terra .

Mais um ano e a concepção deste conjunto de áreas protegidas, como um GEOPARK ARARIPE, recebeu a outorga do Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade/ Edição 2007 do Ministério da Cultura e IPHAN, como a mais completa proposta de preservação e proteção do nosso patrimônio paleontológico, arqueológico, ambiental, paisagístico e cultural do presente.

O tempo corre e as exigências para consolidação da implantação destas áreas protegidas é cada vez mais urgente.

Os significados e a importância dos Geoparks UNESCO


A implantação dos GEOPARKS, embora recente, tem apresentado notáveis experiências de desenvolvimento regional sustentável, em todo o mundo. O credenciamento da UNESCO propicia significados vinculados tanto a proteção do patrimônio, meio ambiente e paisagem, como desenvolvimento da ciência e tecnologia, incremento ao sistema de produção do conhecimento e cultura como ainda perspectivas de estruturação do território, fortalecimento da atividade econômica e notadamente incremento dos negócios do turismo e das escalas de produção local.

Na UE/ Unidade Européia é considerado um programa de desenvolvimento estratégico prioritário e tem apoio dos fundos europeus. Na China, onde existem 85 parques, 21 com reconhecimento UNESCO, transformou-se em um programa de governo nacional incentivado, que praticamente está presente em todas as províncias.
Imagem do Canyon da Cachoeira de Missão Velha: Geotope Devoniano, com 400 milhões de anos. Autoria de Daniel Roman. Direitos autorais reservados.

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

As pesquisas do Prof. Gero Hillmer/ Universität Hamburg/ DAAD/ URCA




Como consultor do DAAD/ Serviço de Intercambio Acadêmico Alemão, o Prof. Hillmer retornou diversas vezes ao Ceará, entre 2004 e 2005, e no último ano a convite a Secretária da Ciência e Tecnologia e da URCA, coordenada pelo Prof. André Herzog Cardoso, para participar do programa de ampliação do Museu de Paleontologia da URCA, e estudar a viabilidade de instalação de um geoparque, com o apoio da UNESCO, considerando a especificidade do Araripe, onde são encontrados fósseis de peixes, crustáceos, tartarugas, rãs, insetos, sáurios da terra e do ar, únicos no mundo inteiro, bem como plantas fósseis,em estado de conservação excepcional e detalhes.

A Exposição CHAPADA DO ARARIPE, no MAB/ FAAP, em São Paulo


A Exposição “Ciências da Terra, Ciências da Vida – Chapada do Araripe” realizada no Museu de Arte Brasileira da FAAP, em 2004, pela Fundação Araripe, em São Paulo, coordenada pela Prof. Violeta Arraes Gerveiseau, mostra as relações entre a terra, o tempo e a vida e particularmente, o Período Cretáceo, chegando ao Quaternário recente. O vínculo da vida e da evolução, que liga todos esses períodos. Foi um marco na rotina de divulgação das riquezas geológicas, paleontológica e ambientais da Bacia do Araripe.
O resultado desta exposição e seu registro é uma densa publicação “Ciências da Terra, Ciências da Vida – Chapada do Araripe”, editada pela própria FAAP, com textos de renomados cientistas e pesquisadores e imagens de rara beleza. Imagem retirada da publicação para efeito de divuldação.

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

A ilha de Lesbos, no Mar Egeu, na Grécia


Lesbos (em grego, Λέσβος — e em turco, Midilli Adası) é uma ilha grega localizada no noroeste do Mar Egeu. Lesbos é terceira maior ilha grega e a sétima maior do Mediterrâneo. Possui uma área de 1630 km² e aproximadamente 320 quilômetros de litoral. Sua população é de aproximadamente 90.000 habitantes, um terço dos quais vive em sua capital, Mitilene, no sudeste da ilha. Sua economia é ligada à agricultura e ao turismo.

Na parte oeste da ilha está a segunda maior floresta petrificada do mundo de sequóias, caracterizando con contexto preservado do GEOPARK UNESCO da Floresta Petrificada de Lesbos.
Informações da publicação "The Petrified Forest of Lesbos"/ The Natural History Museum of the Petrified Forest of Lesvos e do site www.aegean.gr/petrified_forest

A floresta petrificada da Ilha de Lesbos, na Grécia


O Parque da Floresta Petrificada da Ilha de Lesbos, uma janela na história geológica do região do Aegean(Mar Egeu), nos últimos 20 milhões de anos, é um dos mais importantes Geoparks UNESCO do mundo. Além da extensa área protegida, este contexto está referenciado pelos trabalhos de estudos, pesquisas, preservação e promoção do Museu de História Natural da Floresta Petrificada de Lesbos, vinculado ao próprio Ministério da Cultura da Grécia.
The Petrified Forest of Lesvos, a window on the geological history of the Aegean of the last 20 million years. The Petrified Forest has been declared a protected natural monument of particular environmental, geological and paleontological value. The Natural History Museum of the Petrified Forest of Lesvos is a legal entity established for the benefit of the public under the supervision of the Ministry of Culture. The Museum’s objective is the study, research, promotion, presentation, conservation and any sort of appropriate use of the petrified forest of Lesvos.
Veja o site The Lesvos Petrified Forest European Geopark hppt://www.petrifiedforest.gr/
Informações e imagens retiradas so site unicamente para divulgação

O Museu de Paleontologia da URCA, em Santana do Cariri


Localizado em Santana do Cariri, pequeno município ao Sul do Estado de Ceará, o Museu de Paleontologia da URCA é uma instituição vinculada à Universidade Regional do Cariri. A idéia de sua criação nasceu no âmbito da programação das festividades do Centenário do Município de Santana do Cariri, sugerida pelo Prof. Plácido Cidade Nuvens, em novembro de 1985.

As primeiras peças chegaram ao Museu através de uma campanha pública de conscientização da população da importância da entidade como o melhor destino para as peças fósseis mais relevantes encontradas na região, e dos cuidados para preservação destes achados. O Museu recebe hoje quase 25 mil visitantes/ano, três vezes a população da cidade e é a instituição mais importante de Santana do Cariri.

Imagem documental de registro fóssil de Daniel Roman, do acervo do Museu. Direitos autorais reservados.

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Os impactos do GEOPARK ARARIPE no contexto regional


Os impactos no contexto regional da Região do Araripe envolvem questões de proteção ambiental da paisagem do Araripe, fortalecimento da atividade econômica, organização da infraestrutura regional e incremento ao sistema de produção do conhecimento e cultura regional. Este estudo, um capítulo especial do "Application Dossier UNESCO" denominado "Araripe Basin Regional Action Plan"(Concepção/ Coordenação Prof. José Sales) foi realizado pelo equipe do Geopark Araripe foi requisito fundamental para a UNESCO pudesse melhor analisar o contexto onde o geoparque seria consolidado.


Imagem fotográfica do Engenho Tupinambá, em Barbalha, de Daniel Roman. Direitos autorais reservados.

O Geotope Granito na Colina do Horto de Juazeiro do Norte


A Colina do Horto, na extensão da zona urbana de Juazeiro do Norte, onde está fixada a estátua do Padre Cícero, objeto da devoção dos milhões de peregrinos religiosos é o próprio Geotope Granito. Esta situação explica a formação do embasamento cristalino que reveste todo o planeta Terra. A área é de propriedade particular e requer medidas urgentes de preservação da situação escolhida.

Imagem fotográfica de Daniel Roman. Direitos autorais reservados.

O Canyon da Cachoeira de Missão Velha


O Canyon da Cachoeira de Missão Velha tem aproximadamente 2 quilometros de extensão. É uma situação totalmente íntegra quanto à situação de preservação e paisagem. O Parque Municipal da Cachoeira de Missão Velha protege só uma pequena parte desta situação.


Imagem fotográfica aérea de Daniel Roman. Direitos autorais reservados.

A Cachoeira de Missão Velha


O Geotope Devoniano, corresponde á Cachoeira de Missão velha e ao canyon do Rio das Batateiras, a 4 Km de Missão Velha. É um conjunto de rochas de grandes dimensões e correspondente ao período geológico silurio-devoniano, muito mais antigo que as formações fossilíferas.

Este conjunto, de impressionante beleza e integridade é um Parque Municipal instituído por Legislação Municipal específica, pelo Município de Missão Velha e tem um programa de educação ambiental ligado à situação.

Imagem fotográfica de Daniel Roman. Direitos autorais reservados.

Os Geoparks UNESCO na China


A China tem 138 parques nacionais regulamentados, instalados e em procedimentos de instalação, até a presente data. São 18 geoparks mundiais reconhecidos pela UNESCO, o que equivale a um terço dos 53 geoparks UNESCO existentes em todo o mundo. As diretrizes e recomendações para credenciamento e instalação de um parque nacional, fazem parte de um programa nacional de proteção sítios geológicos, paleontológios, arqueológicos e da paisagem, realizados por cada província chinesa.
Visite o site http://www.cigem.gov.cn/ e saiba mais sobre os Geoparks UNESCO na China. Este site é uma realização do China Institute of Environment Monitoring. Imagem do Mount Lushan Geopark UNESCO.

O IPHAN orientará as instruções de tombamento do geotopes do GEOPARK ARARIPE

O Prof. Romeu Duarte, Superintendente Regional do IPHAN/ Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional encaminhou, em data recente, ao Governo do Estado do Ceará, ao Gabinete do Governador e às Secretarias da Ciência e Tecnologia e da Cultura, recomendações de como proceder quanto a composição das instruções de tombamento e proteção do acervo geológico e paleontológico e da paisagem dos 9 geotopes componentes do GEOPARK ARARIPE.
Imagem fotográfica de Daniel Roman, da Cachoeira de Missão Velha, Geotope Devoniano. Direitos autorais reservados.

A Pedra das Batateiras no Crato


O Geotope Batateiras, do ponto de vista regional é também conhecido como Pedra das Batateiras ou Nascente do Rio das Batateiras e, segundo as lendas e tradições locais "esconde uma lagoa encantada, onde mora uma serpente d'agua que ao acordar fará rolar a própria Pedra das Batateiras e transformará todo o sertão em mar", segundo a releitura do diretor e cineasta Rosemberg Cariry em seu último filme: "Juazeiro do Norte, a Nova Jerusalém", que interpreta aspectos do Cariri, como um dos mais importantes ensaios da civilização brasileira.
Imagem fotográfica de Daniel Roman da Pedra das Batateiras. Direitos autorais reservados.

A Expedição de CHARLES DARWIN 1831/1836



Em Dezembro/ 1831, parte do Porto de Londres o navio Beagle, para missão de pesquisa geográfica ao redor do mundo. Charles Darwin embarca na condição de naturalista chefe. A chegada ao Brasil se dá em Fevereiro/ 1832 onde o cientista permanece por 5 meses, entre Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro, realizando pesquisas e coletando material.

Em 1858, Darwin, publica sua principal obra, a “A Origem das Espécies”, onde consolida as bases da Teoria da Evolução. Na sua passagem pelo Brasil Darwin sugeriu a ocorrência de processos biológicos semelhantes em áreas geográficas e com seres vivos diferentes, a partir de uma coleta inicial de dados comprobatórios.

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

O Funiushan Geopark UNESCO na Província de Henan, na China

O Funiushan Geopark na Província de Henan, foi também reconhecido na 2nd International Geoparks Conference em Belfast, na Irlanda, em Setembro/2006, no mesmo evento que credenciou o GEOPARK ARARIPE. Na ocasião foram credenciados outros cinco Geoparks chineses. A avaliação feita pela UNESCO, na China, só reconheceu as situações já consolidadas como parques naturais protegidos, com seus marcos legais definidos, devidamente instaladas, integralmente equipados para pesquisa, apoio à visitantes e com acessos consolidados. A China considera os GEOPARKS UNESCO, um modelo de programa de desenvolvimento sustentável e o mesmo vem sendo aplicado em várias regiões dem todo o país.
Imagem retirada do site de divulgação da República da China: The China Book International/ The People's Republic of China Information Office of the State Council. http://www.cbi.gov.cn/

O Leiqiong Volcano Geopark UNESCO na China


O Leiqiong Volcano Geopark UNESCO, em uma cratera de vulcão desativado, nas Províncias de Guangdong e Hainan. A imagem mostra a forma e a dimensão da cratera e a instalações de apoio visita ao geotope. Na China os Geoparks fazem parte de um Programa Nacional de Proteção dos Sítios Geológicos e Paelontológicos. Existem mais de 80 unidades Geopark em todo o país 21 reconhecimentos da UNESCO.
Imagem retirada do site de divulgação da República da China: The China Book International/ The People's Republic of China Information Office of the State Council. http://www.cbi.gov.cn/

China Geobook: A Full Record of 21 National Geoparks in China


The establishment of the national geoparks sets up a platform for us to learn the geological knowledge in a systematic way. At present, there are already 85 national geoparks and 8 world geoparks in China. The reason of calling these places "geoparks" lies in the fact that they are different from other parks. The geoparks are established centering on the geological relics and complemented by other tourist and recreational functions. All these over 80 geoparks have their own unique features and many of them are also key national scenic spots and world heritages.

The China Geobook selects 21 distinctive national geoparks in the perspective of geology and provides good examples for the geology lovers to learn about the national geoparks in China in a systematic and simple way.

Informações desta data de 03/09/ 2007 do site China Book International/ The People's Republic of China Information Office of the State Council . http://www.cbi.gov.cn/

A Expedição do Naturalista Feijó em 1800/1801


Em Agosto de 1800, o Naturalista João da Silva Feijó, em companhia do Governador do Ceará visitou o Sul da Capitania, onde foi verificado “o achado surpreendente das petrificações de peixes e anfíbios, as mais raras e curiosas que haviam sido encontradas até então, em toda a face da Terra”. Desses fósseis recolheu amostras entre Missão Velha e Milagres e foi informado de ocorrências na Vila de Jardim e outras situações. Esta foi a primeira citação sobre os fósseis da Bacia do Araripe.

A descoberta da floresta fóssil de Missão Velha


A descoberta da floresta fóssil de Missão Velha é resultado de pesquisa do Prof. Gero Hillmer, o idealizador do GEOPARK ARARIPE. Mais tarde com os levantamento de informaçõe do Plano de Ordenamento e Estruturação, a mesma foi identificada com maior detalhe, documentada em todos os seus aspectos, assim como definida um dimensão do geotope e seu entorno. A concepção do parque da Floresta Fóssil ficou ao encargo da equipe do projeto, coordenada pelos Arquitetos José Sales e Larissa Menescal.
Imagem fotográfica de Daniel Roman. Direitos autorais reservados.

A delicada situação da floresta fóssil de Missão Velha


A floresta fóssil de Missão Velha, de aproximadamente 110 milhões de anos, do Geotope Missão Velha, embora se apresente como uma das situações de maior relevância do contexto do GEOPARK ARARIPE é a mais desconhecida dentre todas e não está sujeita em qualquer medida de proteção de patrimonio. Sofre intensa erosão e retirada de material fóssil para usos não identificados. Localiza-se em uma propriedade rural no limite dos Municípios de Missão Velha e Abaiara, em parte dentro de uma área de exploração agrícola. São urgentes os requerimentos para sua proteção e preservação.
Imagem fotográfica de Daniel Roman. Direitos autorais reservados.

domingo, 2 de setembro de 2007

O necessário Plano de Ação Regional da Bacia do Araripe

Um dos capítulos mais importantes do Application Dossier/UNESCO é o Plano de Ação Regional da Bacia do Araripe(Araripe Basin Regional Action Plan), exigência da própria UNESCO que traz as indicações para ações efetivas de convalidação da proposta do GEOPARK ARARIPE e as recomendações de qualificação da região de acordo com o seguinte quadro de diretrizes: proteção do ambiente e da pasiagem, ordenamento e estruturação do território, fortalecimento da atividade economica, incentivo a expressão cultural regional e apoio e ampliação das rede de conhecimento e pesquisa, onde tem destaque a presença proativa da URCA.

A equipe do blogspot GEOPARKARARIPE sugere à Assembléia o título de cidadão cearense ao Prof. Gero Hillmer

A equipe deste blogspot http://geoparkararipe.blogspot.com/ através de pronunciamento do Prof/Arquiteto José Sales sugeriu à Comissão de Ciencia e Tecnologia da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, aos Deputados Roberto Claudio Frota Bezerra e José Teodoro Soares, a concessão do título de cidadão cearense ao Prof. Gero Hillmer, pelo reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Estado na coordenação do Application Dossier UNESCO, que levou ao reconhecimento da Bacia do Araripe, com um Geopark UNESCO.

A edição atualizada do Application Dossier UNESCO


Em meados do corrente ano de 2007, foi composta, pela equipe do Plano Geopark Araripe, uma versão atualizada do Application Dossier for Nomination ARARIPE GEOPARK,State of Ceará, Brazil, que incluiu um capítulo de recomendações, nomeado REGIONAL ACTION PLAN, ~por recomendações da Missão UNESCO foi entregue ao novo Reitor URCA, ao Secretário da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior e ao Governador do Estado do Ceará Cid Gomes. Insistíamos que a consolidação do GEOPARK ARARIPE, era uma medida urgente e importante não só para a região do Cariri e do Araripe,onde o mesmo se encontra, mas para todo o Estado do Ceará, por conta do reconhecimento da UNESCO deste conjunto como patrimonio da humanidade e por ser o mesmo uma experiência modelar de desenvolvimento regional sustentável.
A própria UE/ Unidade Européia vem recomendando aos seus países membros a adoção deste programa como uma ação de desenvolvimento integrado de valor excepcional.

O APPLICATION DOSSIER UNESCO


Em fins de 2005, foi idealizado pelo Prof. Gero Hillmer/ Universität Hamburg, o APPLICATION DOSSIER FOR NOMINATION ARARIPE GEOPARK, com participaçã dos Professores José Sales/André Herzog/ Alexandre Sales. O documento, encaminhado à avaliação da UNESCO, tratava de ampla documentação sobre o Araripe, significado científico do mesmo, análise territorial de mais de 60 situações relevantes e informações sobre o potencial de desenvolvimento sustentável da região sob os aspectos da Educação, Cultura, Turismo, Preservação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Social e Econômico, com destaque para a cadeia de negócios do Turismo. Este foi o primeiro documento de referência sobre a potencialidade da Bacia do Araripe em ser reconhecida com um Geopark Unesco.

A Cascata do Lameiro, no Rio da Batateiras, no Crato


O Geotope Batateiras está posicionado na Sede urbana do Município do Crato, junto a APA do Araripe, e inclui a nascente do Rio das Batateiras e seu curso superior, inclusive a Cascata do Lameiro e extensões até o Sítio Fundão. Por ser esta uma área que sofre intensa pressão imobiliária urbana existem requerimentos urgentes para sua transformação em um parque ecológico urbano, em parceria com o próprio município.

A equipe do Plano GEOPARK ARARIPE e este blogspot encaminharam ao Secretário André Barreto Esmeraldo, do CONPAM/ Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Estado do Ceará proposta para criação do Parque da Nascente do Rio das Batateiras.

Imagem fotográfica de Daniel Roman. Direitos autorais reservados.

A floresta fóssil do Geotope Missão Velha


Uma das mais impressionantes situações do GEOPARK ARARIPE é o Geotope Missão Velha, uma floresta fóssil com afloramento de troncos fossilizados, com aproximadamente 110 milhões de anos, localizado em uma propriedade rural, no limite dos Municípios de Missão Velha e Abaiara. Não há nenhuma medida de proteção ambiental para a situação ali posicionada, frente aos riscos de intervenções indevidas, que sempre podem ocorrer, por conta do desconhecimento da importância desta situação. Por ocasião de definição do traçado na Ferrovia Transnordestina foram sugeridas correções ao mesmo e forma não criar interferências na situação. Não foi instalada identificação visual.
Detalhe de tronco de conífera fossilizado em imagem fotográfica de Daniel Roman. Direitos autorais reservados.