quinta-feira, 8 de maio de 2008

Os dez melhores sites verdes do Brasil


O movimento ambiental brasileiro tem uma rede crescente de colaboração na Internet. As principais organizações ambientalistas oferecem sites especiais com informação e militância ecológica. A Época participa com o Blog do Planeta dentro da seção especial Pense Verde, com nossas reportagens ecológicas.

Essas iniciativas inspiraram cidadãos comuns a montarem blogs individuais ou coletivos que organizam campanhas e debatem os principais dilemas de quem busca uma vida mais sustentável para o planeta.

Repare como todos esses ciberativistas verdes linkam-se uns aos outros. Na militância pela Internet, um apóia o outro e todos crescem juntos. Mais ecológico, impossível. A seguir, os dez sites mais ativos no ecossistema virtual do país.

Instituto Sociambiental
A organização tem a mais completa base de dados sobre os povos indígenas do Brasil, mapas com o estado da Amazônia e informações sobre as áreas de conservação.
O Eco
A agência de notícias ambientais sem fins lucrativos montou uma rede de colaboradores que traz reportagens exclusivas dos recantos mais escondidos do país.
Greenpeace Brasil
A ONG militante sabe cativar os internautas. Oferece vídeos engraçados, blogs dos ativistas e notícias das ações do Greenpeace pelo mundo. É um convite à ação ecológica.
Faça sua parteA empresária carioca Silvia Schiros começou um blog que acabou virando uma ação coletiva com mais outros 11 blogueiros. Gente comum que ganhou relevância na rede.
WWF Brasil
A organização ambientalista montou um site com informações atualizadas sobre as principais questões ecológicas do mundo. É uma fonte de referência completa.
Mude o MundoO blog do escritor e ilustrador Fábio Yabu é movimentado. Dá dicas para uma vida ecologicamente correta, sem perder a elegância.
Esquecimento Global
Os autores do banco de fotos Imagem Brasil Fotoarquivo, especializado em paisagens naturais, montaram um blog para promover a preservação dos belos cenários nacionais.
Outra agricultura
Gabriela Vuolo, especialista em alimentação do Greenpeace, criou um blog pessoal para debater agricultura orgânica e alimentação saudável, do ponto de vista militante.
Apocalipse Motorizado
Inspirado no Movimento Ludita, revolta operária inglesa do século XVIII contra a mecanização, o blog prega alternativas para a cultura do automóvel.
Ambiente Brasil
O portal de notícias especializada em ecologia apresenta a cobertura mais completa do tema. Você pode até buscar por assunto específico.

Publicado no Blog do Planeta http://www.blogdoplaneta.globolog.com.br/
Imagem do Parque do Cocó, em Fortaleza. Banco de Imagens Ibi Tupi. Fotografia de Daniel Roman. Direitos autorais preservados.

Nenhum comentário: