sábado, 24 de maio de 2008

Será lançada publicação "Earth Heritage and Territorial Development"


Será lançada pela Secretaria das Cidades a publicação "Earth Heritage and Territorial Development", no próximo encontro internacional - The 3rd International Conference on Geopaks, 22nd to 26th June 2008/ Osnabrück/ Germany.

Esta nova publicação pretende o credenciamento do Estado do Ceará com sede do próximo encontromundial e é baseada em publicação anterior, "Araripe Basin Action Regional Plan", editada pela URCA/ Universidade Regional do Cariri, quando da solicitação do credenciamento do GEOPARK ARARIPE, junto à UNESCO, convalidada em 2nd International Conference on Geopaks, na Irlanda. Além de registrar que desenvolvimento territorial é um tema obrigatório no presente e o futuro da humanidade

O "Plano de Ação Regional da Bacia do Araripe", denominação traduzida de "Araripe Basin Action Regional Plan" é um documento basilar que qualificou as principais diretrizes de desenvolvimento regional da Bacia Sedimentar do Araripe e do contexto do Cariri, no Sul do Estado do Ceará e a escolha dos sítios de maior interesse geológico e paleontológico do próprio Geopark Araripe. E também orientou o direcionamento do novo programa de desenvolvimento urbano e territorial do Estado do Ceará- CIDADES DO CEARÁ - financiado pelo BIRD/ Banco Internacional de Recursos para o Desenvolvimento/ Banco Mundial, originário da SDLR/ Secretaria do Desenvolvimento Local e Regional, orgão que antecede a atual Secretaria das Cidades. Este novo programa passou a ser o garantidor da implantação do Geopark Araripe, através da sua transformação em um Programa de Governo Estadual com enfase no desenvolvimento regional.

Este conjunto de diretrizes envolvem ações de ordenamento e estruturação do território, planejamento territorial, dotação de infraestrutura, desenho ambiental, paisagismo e preservação da partes relevantes deste território e fazem parte do tema do próximo encontro dos Geoparks. O Estado do Ceará está de parabéns, assim como a equipe da Secretaria das Cidades e o Secretário, Arquiteto Joaquim Cartaxo Filho, como também a equipe que participou do "Araripe Basin Action Regional Plan": Arquitetos José Sales, Larissa Menescal e Emanuel!Cavalcante e Socióloga Eliane Galhardi.

Valeu o esforço de todos!
Imagem da meseta superior da Chapada do Araripe, em Santana do Cariri, utilizada como ilustração da capa da publicação. Concepção de Slogan Propaganda. Direitos autorais preservados. Reprodução unicamente com intuito de divulgação da publicação.

Nenhum comentário: