segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Morte das carnaúbas no Lagamar do Cauipe gera preocupação


A árvore símbolo do Ceará, a carnaúba está sendo prejudicada no Lagamar do Cauipe e em zonas como o litoral e região jaguaribana. Conhecida como "a árvore da vida" pela multiplicidade de uso, a carnaúba está morrendo em alguns pontos do Litoral cearense. Na Área de Proteção Ambiental (APA) do Lagamar do Cauípe, por exemplo, troncos da árvore considerada símbolo do Estado se multiplicam dentro da água.

Quem passa pela CE-085, chamada de Rodovia Estruturante, na altura de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, pode presenciar o grande número de carnaúbas sem as copas. Algumas já pendentes. A retirada das árvores, mesmo mortas, não é possível sem a autorização da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace). Isso porque trata-se de uma região protegida por decreto estadual que completou 10 anos (nº 24.957 de cinco de junho de 2008).

As carnaúbas, assim como os coqueiros, tomam conta da paisagem do lagamar, numa área de 1.884,46 hectares que fica nas proximidades das praias do Icaraí e do Cumbuco. Segundo a gerente da APA do lagamar do Cauípe, Telma Sampaio, a construção da Rodovia Estruturante que margeia a área, contribuiu para um maior acúmulo de águas o que favoreceu a morte das carnaúbas. Ela ressalta que a árvore sobrevive com a umidade e água, mas o problema do lagamar é que houve acúmulo de água e muitas ficaram no lamaçal o que causou prejuízos à vegetação.

"Já esteve pior, muitas continuam mantendo a copa, mesmo dentro da água", diz Telma Sampaio, que assumiu a APA do Lagamar do Cauípe há poucos meses. Alerta, porém, que não se pode mexer no tronco da carnaúba, mesmo que a árvores esteja morta, ela deve cair naturalmente.

Outro causa da morte das carnaúbas no Litoral e região jaguaribana do Estado é a invasão da cryptostégia grandiflora, conhecida como unha do diabo. Trata-se de uma espécie africana que chegou ao Brasil de Madagascar como planta ornamental. Essa vegetação cresce de forma rápida e, como se trata de uma trepadeira, logo chega à copa da carnaúba deixando-a sem oxigênio e causando sua morte.

O POVO, acompanhado do professor István Major, da Universidade Estadual do Ceará (Uece) esteve, no ano passado, em algumas áreas onde se verifica grande número de carnaúbas sufocadas pela unha do diabo. István e o professor Oriel Herrera, também da Uece, dizem que se trata de um desafio dos especialistas da área descobrir o controle dessa planta que tem um crescimento assustador no Nordeste, principalmente no Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.

Telma Sampaio, gerente da APA do Lagamar do Cauípe disse que é importante fazer parceiras com a universidade para identificar e localizar essa e outras plantas invasoras no Ceará. Ela faz um alerta também para o nim, uma espécie indiana que foi trazida para o Estado. Embora tenha muita utilidade como, por exemplo, ser um inseticida natural, Telma diz que o nim não está mais sendo indicado para reflorestamento. A idéia é conter as espécies invasoras (trazidas de outros continentes).

Reportagem da Jornalista Rita Célia Faheina, publicada no Jornal O Povo, com data de hoje 20/10/2008. Arquivo de Imagens Ibi Tupi.

Nenhum comentário: