quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Paleontologia no Dragão do Mar


Para quem ainda pensa que paleontologia e geologia são coisas de cinema, as exposições “Geopark Araripe Unesco” e “Museu de Paleontologia de Santana do Cariri” vêm desmistificar essa idéia. Abertas gratuitamente ao público de hoje até 23 de novembro, as exposições pretendem mostrar parte da riqueza geo-paleontológica do Ceará no novo Salão Multiuso do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Conforme explica o curador da iniciativa, o arquiteto José Sales Costa Filho, elas vão ocorrer simultaneamente nesse espaço do centro cultural. “O geopark é protagonista por tudo que ele representa para a história da evolução do planeta, tendo em vista inclusive o reconhecimento internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
O Museu de Paleontologia, por sua vez, em comemoração aos seus 20 anos de existência”.As exposições, compostas por grandes painéis fotográficos, maquetes e peças fósseis encontradas na Bacia do Araripe, já foram apresentadas na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) de São Paulo; na Exposição Agropecuária do Crato (Expocrato); em Juazeiro do Norte; e, recentemente, em Osnabrück, na Alemanha, durante o 3º Encontro Global dos Geoparks Nacionais. “Já existe um planejamento para que, quando encerradas em Fortaleza, possam voltar a São Paulo e irem também a Brasília”, planeja José Sales. A exposição ainda não foi aberta e já existem convites da UNB/ Universidade de Brasilia, da Universidade Júlio de Mesquita Filho e da UFSC/ Universidade Federal de Santa Catarina.

Publicado no Diário do Nordeste, data de hoje 30/10/2008.

2 comentários:

ser feliz disse...

eu adorooo essas coisas

ser feliz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.