quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Seminário destaca o valor do Geopark Araripe

Um trabalho de sensibilização junto às autoridades e sociedade começa a ser feito para o real reconhecimento do valor científico e do potencial turístico do projeto Geopark Araripe. Ontem, mais um passo foi dado no sentido de socializar as primeiras idéias relacionadas à estruturação do Geopark, por meio do seminário “Diálogos sobre o Geopark Araripe: o que podemos aprender com experiências internacionais”.

Durante o evento, o secretário das Cidades do Estado, Joaquim Cartaxo, anunciou a realização, no próximo mês de novembro, nos dias 13 e 14, do Seminário Internacional de Geoparks, em Fortaleza e, em 2009, da I Conferência Panamericana de Geopark, no Cariri.Ele destacou a importância de ser o Geopark Araripe um impulsionador de novos projetos dessa natureza nas Américas, iniciando a partir do Ceará uma rede panamericana de Geoparks.

O seminário teve como objetivo apresentar os resultados da missão do Governo do Estado na 3ª Conferência Internacional dos Geoparks, realizada na Alemanha, e das visitas técnicas feitas aos Geoparks Naturtejo (em Portugal), Terra Vita e Bergstrasse-Odenwald (na Alemanha).Um dos pontos salientados pela consultora do Banco Mundial (Bird), Mônica Amorim, foi a semelhança do Geopark Naturtejo com alguns locais do Araripe, destacando a sua importância em termos de aproveitamento do potencial turístico e a paisagem que, segundo ela, não deixa a desejar ao português.

Vários pontos foram expostos, por meio de fotografias, de como são aproveitadas as potencialidades dessas localidades, principalmente na parte logística, com envolvimento da cultura e do meio ambiente, gastronomia local, comércio de souvenirs e a própria identidade das localidades.Um dos motivos da Unesco em atuar com os Geoparks é promover principalmente a educação e conservação desses ambientes, segundo a consultora do Banco Mundial. Para isso, ela destaca o envolvimento das comunidades e a assimilação da idéia de representatividade do projeto.

Alguns trabalhos realizados por moradores de Portugal, voltados para o artesanato, foram apresentados. A própria concepção de cada peça promove a identificação com o Geopark, além de hotéis e restaurantes que se agregam.

A sede do projeto do Geopark Araripe será construída no Crato, à Rua Carolino Sucupira, no Pimenta. Para isso, serão investidos em torno de R$ 700 mil, por meio de uma parceria do Governo do Estado e Governo Federal/ Ministério da Integração Nacional. A subsecretária da Ciência e Tecnologia do Estado (Secitece), Tereza Mota, ressaltou a importância do envolvimento da Universidade Regional do Cariri (Urca), por ter sido a principal responsável pela criação do projeto.Conforme a subsecretária, é de fundamental importância que o trabalho seja internalizado e potencializado por aqueles que fazem a instituição, inclusive por meio de áreas como Biologia, História, Geografia e Direito. Ela destaca o papel de pesquisadores da própria região, que hoje tem reconhecimento internacional.

Nenhum comentário: