domingo, 12 de outubro de 2008

Secretaria das Cidades debaterá o Geopark Araripe


A Secretaria das Cidades promove na próxima quarta-feira (15), a partir das 8h, no Centro Cultural do Banco do Nordeste, em Juazeiro do Norte, o seminário "Diálogos sobre o Geopark Araripe: o que podemos aprender com experiências internacionais".

O evento tem por objetivo apresentar os resultados da Missão do Governo do Estado na 3ª Conferência Internacional dos Geoparks, na Alemanha, e ds visitas técnicas aos Geoparks Naturtejo (em Portugal), Terra Vita e Bergstrasse-Odenwald (na Alemanha). O encontro também tem a finalidade de sensibilizar os gestores e técnicos governamentais e a sociedade civil da região do Cariri sobre a importância do Geopark Araripe.

Estarão presentes, o vice-governador do Estado, Francisco Pinheiro, os secretários das Cidades, Joaquim Cartaxo e o adjunto do Turismo, Osterne Feitosa, o superintendente da Semace, Herbert Rocha, o coordenador do Geopark Araripe, Aquino Limaverde, o reitor da Universidade do Cariri, Plácido Nuvens, a coordenadora do Projeto Cidades do Ceará / Cariri Central, Emanuela Monteiro e a consultora do Banco Mundial (Bird), Mônica Amorim.
O Geopark Araripe é o único reconhecido pela Unesco nas Américas e no Hemisfério Sul. Ele é formado por nove geotopes, que são unidades assim definidas por sua relevância geológica, arqueológica, paleontológica e paisagística. Elas estão distribuídos nos municípios de Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

A estruturação do Geopark Araripe é parte integrante do Projeto Cidades do Ceará, coordenado pela Secretaria das Cidades, cuja carteira de investimentos prevê a elaboração de estudos e projetos executivos; a implantação de infra-estruturas; a aquisição de equipamentos; a contratação de consultorias; treinamentos e ações de fortalecimento da gestão regional.
Imagem da montagem da capa da publicação Ciencias da Terra Ciencias da Vida/ Chapada do Araripe. Lançada durante a Exposição de mesma nomeação na FAAP/ São Paulo, em 2004. Arquivo de Imagens Ibi Tupi.

Nenhum comentário: