
Imagem da mata de mangue do Rio Cocó, nas imediações da Avenidas Sebastião Abreu, Washington Soares, Padre Antonio Tomaz e Santana Junior, nos fundos do Shopping Iguatemi. Arquivo de Imagens Ibi Tupi.



O Oceanário contará com locais para recreação, biblioteca, cinema IMAX-3D, salas de aula e laboratórios destinados à Educação Ambiental. Bares, cafés, lojas e restaurantes comporão espaços de convivência e descanso integrados às demais atrações.


Por legítima pressão da sociedade, a Secretaria de Ciência e Tecnologia (SC&T)decidiu, com dois anos de atraso, dar vida ao Fundo de Inovação Tecnológica do Ceará (FIT). Neste momento, a melhor inteligência da Funcap, órgão da SC&T que administra o FIT, trabalha na elaboração do primeiro edital do fundo, que contemplará projetos de inovação de 16 atividades econômicas, inclusive a agropecuária. O edital estabelecerá os critérios - e serão muitos - que condicionarão a análise e a aprovação dos projetos e a liberação dos respectivos recursos.
Um dos critérios será a fundamentação científica do projeto; outro, a sua capacidade de aumentar a competitividade da empresa; outro mais será a perspectiva comercial (a ampliação do mercado) da empresa. Se a empresa for de grande porte, a contrapartida será de 100% do valor liberado. Se for pequena, será de 20%. O FIT deve ser entendido, tanto pelas autoridades do Governo quanto pelas empresas que dele se beneficiarão, como um instrumento de estratégia de desenvolvimento.
Para os dois lados do balcão. Assim, será boa e oportuna a providência dos gestores do FIT - e se essa providência for adotada - a busca por novas fontes que alarguem os recursos do fundo. O Ministério de Ciência e Tecnologia, por meio do Finep, o Banco do Nordeste e o Sebrae têm dinheiro específico para investir em iniciativas como a do FIT. Então, ao serviço!
Fonte: Coluna Egidio Serpa/ Diário do Nordeste




Estão de parabéns os Centros Academicos dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo da UNIFOR/ UFC/ FANOR e organizadores da SEMANAU, que mostraram a todos e notadamente às direções de seus proprios cursos e Universidade como deve ser feita a integração de interesses dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo no Estado do Ceará, com atividade com esta diretriz de trabalho, a semelhança do foi também realizado no Projeto Mambembe, da FNEA/ Federação Nacioanal dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo/ Ceará e Rio Grande do Norte.
Imagem de Canoa Quebrada, de anterior vila de pescadores de pesca artesanal a "point internacional" com mais de 50 pousadas de charme, pequenos hotéis e um conjunto impressionante de restaurantes internacionais, durante o Festival Internacional de Cinema de Canoa Quebrada. Arquivo de imagens Ibi Tupi.









Após realizar estudos por meio de análise de agrupamentos e identificação do potencial econômico de várias regiões, o Governo do Ceará desenvolveu uma estratégia de integração regional com vistas a estimular o crescimento dos centros urbanos secundários e terciários situados fora da região metropolitana de Fortaleza.
O projeto aprovado hoje apoiará a estratégia estadual de integração regional em três áreas principais:
Comentário da postagem: o Programa Cidades do Ceará é um seguimento do Programa PROURB/ CE - Projeto de Desenvolvimento Urbano e Gestão de Recursos Hídricos, concebido em 1996 e desenvolvido entre 1998 e 2003, ano em que foram realizados também vários planos de desenvolvimento regional.



Entretanto restaram várias e várias grandes dúvidas no ar, que esperamos ver sanadas em muito breve:
Como diz o dito popular: "O tempo ruge".
Imagem área de uma das maravilhas do Cariri e Bacia Sedimentar do Araripe, que é o Canyon da Cachoeira de Missão Velha/ Geotope Devoniano, com seus quase 3 quilometros e extensão. Fotografia de Daniel Roman. Acervo Ibi Tupi.