domingo, 29 de novembro de 2009

Memória do Museu Jaguaribano em Aracati


Antes que o desejo de ser reativado virasse também uma peça antiga, o Museu Jaguaribano, em Aracati, foi completamente reformado, restaurado e reabre as portas de um dos patrimônios mais antigos e importantes da história do Ceará. No museu é possível conferir relíquias econômicas, sociais e culturais dos primeiros ocupantes do Estado. Cerca de 400 peças constituem o acervo, cujo prédio já é, em si, uma peça histórica das mais importantes.


O equipamento aos poucos vai fazendo parte do roteiro turístico. Está lá um pedaço da história do Ceará, justificada pela importância de Aracati como principal centro econômico nos primeiros momentos da colonização. Situado na Rua Coronel Alexanzito, a conhecida Rua Grande, o Museu Jaguaribano é um dos prédios históricos mais valiosos do Ceará.


Foi lá que morou José Pereira da Graça, o Barão de Aracati (1812-1889), dono de um dos maiores currículos da aristocracia colonial brasileira - foi juiz desembargador, deputado por três vezes pela província do Ceará, ministro do Supremo Tribunal de Justiça e vice-governador da província do Maranhão. Aracati também foi berço de resistências políticas, como a Confederação do Equador.


O prédio tem quatro pavimentos, numa arquitetura imponente e contextualizada em vários momentos também da história municipal. O local ainda foi colégio, clube e hotel até ser museu, em 15 de novembro de 1968.Aos 41 anos, comemora este mês a sua reabertura, após ser restaurado pelo IPHAN/ Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, depois de dois anos da paralisação e constantes interrupções nas obras de reforma. Mais de 12 mil livros e 400 peças de igrejas e de famílias ilustres estão distribuídas em três dos quatro pisos.
Fonte: Caderno Regional do Diário do Nordeste.

5 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber aonde posso procurar dados historicos da aquisicao da residencia de Joao Joaquim Pagels, predio que foi anexado ao museu Jaguaribano.
Sou descendende deste senhor (cidadao alemao) e de sua esposa Joana de Castro e Silva e estou interessada em pesquisas genealogicas.
Agradeco qualquer ajuda possivel.

Deborah Ribeiro McDearmon
770-451-0355
404-388-1725
mcdearmon2@msn.com

Anônimo disse...

Deborah Ribeiro McDearmon
mcdearmon2@msn.com
Atlanta, Georgia, EUA
770-451-0355
404-388-1725

Procuro dados historicos da aquisicao da residencia de Joao Joaquim Pagels, predio que foi anexado ao Museu Jaguaribano.
Sou descendente deste senhor e de sua esposa Joana de Castro e Silva, estou interessada em pesquisas genealogicas de minha familia.
Antecipadamente agradeco a boa vontade.
Tenham um bom dia.

Deborah Ribeiro McDearmon

Anônimo disse...

Também sou descendente direto deles, por parte de minha avó e bisavós maternas. Gostaria de saber mais a respeito

Rodolfo Ribeiro disse...

Olá, meu nome é Rodolfo Braga Ribeiro, sou descendente do senhor Johann Joachim Pagels (João Joaquim Pagels) e estou interessado em pesquisas genealógicas. Estou à procura de documentos do senhor Johann.

E-mail: rodolfobragaribeiro@gmail.com
+55 (62) 999140862 (whatsapp)

Anônimo disse...

Tambem temos descendencia do senhor Johann pagels e gostaria de saber mais a respeito. Andrelavor1@gmail.com