sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Fortaleza ganhando com a COPA 2014


Realizou-se na 8a Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, a última sessão do "workshop" Fortaleza ganhando com a COPA 2014, uma atividade relacionada ao tema geral Ecos Urbanos, em pauta nesta Bienal. O grupo que reuniu estudiosos, ligados a USP e UFC e outros profissionais arquitetos, em sessões de intenso debate sobre os impactos urbanos das ações, projetos e obras que irão preparar a cidade para os visitantes que esta receberá durante os jogos internacionais.


Foram enfocados, durante os 4 dias de trabalho, questões afeitas aos seguintes subtemas: mobilidade urbana, usos urbanos, águas urbanas e ecologia urbana. A grande conclusão deste debate é que o grande elemento diferencial de Fortaleza, não são suas praias, seu patrimonio, sua vida noturna ou sua gastronomia, mas sim o Parque do Cocó, esta megareserva ambiental encravada no "cuore" do muncípio, a meio caminho das novas direções de desenvolvimento urbano.

Os trabalhos foram coordenados pela Profa Dra Heliana Comim Vargas e pelo Prof. Paulo Pelegrino, ambos da do LABVERDE/ FAUUSP, sob orientação do Prof. Wilson Jorge. Participaram também o Professor Bruno Roberto Pandovano, o Arquiteto Paisagista Newton Becker, os Professores Lucila Naiza Novaes, Romeu Duarte e José Sales, do DAUUFC, além dos Professores Ignácio Montenegro, Ricardo Paiva e Gastão Sales, todos eles ligados ao Programa DINTER/ Doutorado Interinstiucional FAUUSP/ DAUUFC. E contou ainda com a presença dos Secretários de Estado das Cidades Joaquim Cartaxo, dos Esportes Feruccio Petri Feitosa e do Adjunto Turismo Osterne Feitosa, do Estado do Ceará.

Nenhum comentário: