domingo, 3 de julho de 2011

Expo Crato: Novos desafios para superar

Em seus 60 anos, a Expocrato conquistou espaços, conquistas e desafios. Mas precisa melhorar infraestrutura

É indiscutível o crescimento da Expocrato como festa popular. "No entanto, o evento pouco contribuiu para o melhoramento genético do rebanho regional", lamenta o médico e pecuarista Valdêncio Carvalho, integrante da nova geração de criadores que estão expondo na Expocrato. Para Valdêncio, o certame corre o risco de fugir da sua finalidade que é o fortalecimento da agropecuária do Cariri. Ele explica que no campo tecnológico, estão poucos os pecuaristas integrados a este processo como, por exemplo, o programa de inseminação artificial. Na sua avaliação, o número de criadores participantes poderia ser bem maior.

O agrônomo e pecuarista Eugênio Tavares, residente no Sítio Riacho Seco, localizado no Município de Missão Velha, responsabiliza o próprio criador que não acredita na fecundação artificial. Eugênio recorda que promoveu um curso de inseminação artificial para 20 criadores locais. Nenhum dos participantes deu continuidade ao trabalho, que seria o funcionamento do banco de sêmen.

O gerente regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) e agrônomo, Adonias Sobreira, admite que ainda existem muitos desafios a vencer. Porém, diz que o Governo do Estado está cumprindo seu papel, implantando programas, promovendo encontros e debates que, "com certeza", estão contribuindo para revitalização da agropecuária regional.

A região do Cariri, em função de seus recursos naturais - água e solo - associados a uma boa infraestrutura, posição geográfica e mercado consumidor, apresenta-se como um grande potencial para o desenvolvimento sustentável para a pecuária bovina, ovina e caprina. Ao fazer esta observação, Adonias destaca que o Estado abriu suas fronteiras e facilitou o acesso de matrizes e reprodutores de alta linhagens - puro de origem (P.O.) e puro por cruza (P.C.) - de raças dirigidas a produção de leite: holandesa preto-branco, holandesa vermelho-branco, Jersey, girolanda e pardo suíço.

A Expocrato, de acordo com ele, contribuiu significativamente para melhorar os índices zootécnicos da pecuária de corte, com a introdução de matrizes e reprodutores de outros Estados da federação, por meio das raças: Nelore, Indubrasil, Guzerá e Tabapuã, raças essas que ampliaram a performance, a produção e a produtividade.
Fonte: DIARIO DO NORDESTE

Nenhum comentário: