domingo, 17 de julho de 2011

UFC ganha laboratório para restaurar acervo

Compêndio de obras raras possui materiais dos séculos XVII, XVIII e XIX, distribuídos nas unidades da UFC

A Universidade Federal do Ceará (UFC) vai ganhar Laboratório de Restauro e Preservação de Material Bibliográfico. Com isso, seus 240 mil livros e mais 1.500 obras antigas e raras do acervo pertencente às várias unidades de bibliotecas da Instituição, contarão com aparato técnico apropriado para restauração.

O laboratório, que vai ser instalado na Biblioteca Central, no Campus do Pici, será o terceiro do Estado. Os dois outros já existentes são: Biblioteca Pública Menezes Pimentel e o do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-CE). Os recursos oriundos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) são de R$ 600 mil.

A Biblioteca Universitária (BU) da UFC já conta com um serviço de restauração instalados em sua própria unidade (Central), no Campus do Pici; no Campus de Porangabuçu, Biblioteca de Ciências da Saúde (BCS); no Campus do Benfica, Biblioteca de Ciências Humanas (BCH) e Biblioteca da Faculdade de Direito (BFD). Esses serviços surgiram da necessidade de preservar o acervo bibliográfico, como livros, periódicos técnicos-científicos, folhetos, teses e dissertações.

"A Biblioteca Universitária possui uma fluxo muito grande de empréstimo de seu material. As pessoas levam esses livros para casa e devido a esse uso constante, os mesmos vão perdendo suas consistências, que já não são iguais a que eles possuiam quando foram adquiridos. E foi por conta disso que foram criados setores de restauração em algumas das bibliotecas", disse o diretor da BU Jonatan Soares.

Fonte: Diario do Nordeste

Nenhum comentário: