quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Crato perde a Sede da Universidade Federal do Cariri

Incorporar o campus da UFC de Juazeiro é o ponto inicial do projeto da nova instituição universitária federal - Qualificar o desenvolvimento regional é uma das vantagens da nova universidade no Cariri.

A Universidade Federal do Cariri deverá ser inaugurada em 2014. Pelo menos R$ 28 milhões já foram assegurados para a criação dos novos campi de Brejo Santo e Icó, que farão parte da instituição, que terá sede em Juazeiro do Norte. A proposta é iniciar o processo de envolvimento do campus da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus Cariri, e agilizar a infraestrutura necessária para receber a nova universidade, anunciada pela presidente Dilma Rousseff, em solenidade no Palácio do Planalto, semana passada. Instituições da região e entidades comemoram a chegada da universidade. A aposta é na qualidade do desenvolvimento regional.

O reitor da UFC, Jesualdo Farias, se encontra em Brasília, onde terá a primeira reunião, na Secretaria de Educação Superior (Sesu), do Ministério da Educação, após o anúncio de criação, onde serão discutidas as primeiras estratégias e propostas que apontarão os novos rumos a tomar com a criação da universidade. Ele afirma que a partir de agora tem que se pensar numa estrutura para se reduzir o fosso na educação superior do Brasil, onde o Ceará apresenta-se como um dos piores Estados no ranking de disparidade entre as vagas das universidades e da população, que é de 5,7 vagas para cada 10 mil pessoas. Com a terceira universidade federal do Estado, e a criação dos novos campi da UFC em Crateús e Russas, a meta é, pelo menos, aproximar esse número de 10 vagas para 10 mil habitantes, segundo o reitor.

Jesualdo Farias estará à frente da comissão técnica que estará formada com integrantes da sociedade, de conselhos de educação, além de professores da própria UFC - campus Cariri, que também está em processo de estruturação, já que a universidade, que hoje conta com 11 cursos na região, incluindo os Municípios de Barbalha e Crato, e um mestrado, conta com implementações de espaços, a exemplo da biblioteca e laboratórios. De acordo com o reitor, a ideia é chegar em 2014 já com, pelo menos, quatro cursos de mestrado e um de doutorado, na criação da Universidade Federal do Cariri.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de Juazeiro do Norte, Michel Araújo, afirma que a criação de uma universidade para a região sempre foi um pleito da CDL que, inclusive, tem no seu passado essa reivindicação: vir não apenas um campus, mas uma universidade, que na verdade foi o início do que ele avalia como grande conquista para a região. A universidade, segundo o empresário, trará qualificação para sociedade, as empresas, além de favorecer o mercado comercial do próprio Juazeiro do Norte, sede da instituição.

Os representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro do Norte comemoram a conquista, inclusive com o já criado curso de Agronomia, com funcionamento no Crato. Segundo um dos diretores da entidade, João Augusto da Silva, é muito importante que haja um trabalho de parceria entre o sindicato e a universidade, abrindo espaço para a inclusão.

Transversalidade

O reitor da UFC afirma que a proposta é promover com a nova universidade, com a transversalidade dos setores, possibilitando um diálogo maior entre os integrantes da própria instituição. Ele afirma que o ensino, a pesquisa e a extensão, deverão caminhar juntos, inclusive destacando iniciativas já premiadas nacionalmente, como é o caso do campus da UFC, no Cariri, que conquistou o Prêmio Santander, reconhecido como uma espécie de "Oscar" da extensão universitária no País, com projeto desenvolvido na região destacando os artesãos da palha, junto com os pesquisadores da universidade.

Para o vice-prefeito de Juazeiro do Norte, José Roberto Celestino, a cidade passa por um bom momento e a chegada da universidade vem coroar esse processo de desenvolvimento, que passa Juazeiro do Norte. Ele destaca a importância da incorporação do campus e toda a abrangência que o ensino superior poderá ter para a região.

Para o reitor, o ponto de partida será incorporar o campus. O encontro com o secretário de Ensino Superior, Luiz Cláusio, do MEC, será para tratar inicialmente desse processo e da comissão. Segundo Jesualdo Farias, a comissão será implantada por meio de uma portaria do ministro da Educação, Fernando Haddad. Na comissão, que será responsável pela implantação da universidade, serão criadas subcomissões. O grupo deverá contar com cerca de 12 integrantes no total.

Universalidade

Com essa incorporação do campus da UFC, diz o reitor, fica mais fácil, porque já há compreensão do espaço de atuação da universidade, com pessoas qualificadas para apresentar propostas de criação de uma universidade moderna, contemporânea, olhando o futuro sem perder a universalidade, com foco nas temáticas regionais.

Sediada em Juazeiro do Norte, a terceira universidade federal instalada no Ceará começará oferecendo cursos de graduação em Administração, Administração Pública, Agronomia, Biblioteconomia, Engenharia Cilvil, Engenharia de Materiais, Filosofia, Música, Jornalismo, Design de Produto e Medicina.

Fonte: Blog do Crato/ Elizangela Santos

Nenhum comentário: