domingo, 26 de fevereiro de 2012

Cariri é um celeiro de arte de vários matizes

Com cerca de 300 grupos e manifestações da cultura popular, a região do Cariri se configura como um "celeiro de arte" do Ceará. Com geografia favorável e associada ao processo civilizatório do Estado, que teve início a partir da região, a identidade cultural do povo caririense se sobressai com relação às demais.

A partir da instalação dos imigrantes religiosos e desbravadores vindos da Casa da Torre, na Bahia, a região foi se transformando em uma área de exploração econômica em que a contribuição ibérica fundiu-se à cultura ameríndia das tribos indígenas nativas e à cultura africana, trazida pelos escravos negros há cerca de 300 anos. Essa mistura cultural fez com que o Cariri se tornasse uma fonte ativa de matrizes culturais, disseminadas para todo o Brasil e até mesmo para o exterior.

Os folguedos, violeiros, repentistas, cordelistas, a culinária e a religiosidade são alguns dos segmentos que compõem a cultura material e imaterial da região do Cariri que permanece viva, servindo de elementos de base para o surgimento de manifestações mais contemporâneas. Todos esses elementos misturam-se entre as linguagens.

Na música, por exemplo, o repente e o hip hop mesclam-se, conquistando os públicos de idades e gostos diferentes, sem perder a identidade representada por elementos ancestrais da cultura regional.

Toda a fortaleza e ebulição cultural da região é atribuída ao pertencimento do povo pela arte. Fato que se sobressai sobre qualquer tipo de desinteresse ou irresponsabilidade dos gestores públicos quanto aos investimentos, apoio e incentivo às manifestações culturais. Todos os Municípios da região e do Estado dispõem de programas de apoio à cultura. No entanto, os recursos são insuficientes, em virtude da grande demanda de grupos.

Para o dramaturgo e folclorista Cacá Araújo, todos os segmentos e manifestações precisam ser livres. "A necessidade latente dos grupos é quanto à dignidade de seus componentes, cada um deles precisa de emprego, qualidade de vida. O ideal seria que cada um deles pudesse fazer da arte uma manifestação livre. Se todos os componentes tivessem isso, que considero o mínimo, jamais iriam bater em uma porta de prefeitura para pedir apoio, fariam a arte com seus próprios recursos", afirma.

Ainda segundo Cacá Araújo, os valores e as tradições regionais precisam estar em evidência. Para ele, a falta de visibilidade regional tem acarretado um imenso prejuízo para as tradições populares, fazendo com que alguns grupos sejam conhecidos apenas através da oralidade, sem o uso de novas tecnologias de alcance e atração maiores. De acordo com ele, para que houvesse uma democratização cultural, seria necessário que os meios respeitassem a regionalidade. "É preciso garantir espaço para as manifestações populares. Só assim teríamos um Brasil bem mais brasileiro".

Na região, a maior parte dos grupos e manifestações culturais permanece somente nos guetos das comunidades onde elas existem, sendo apresentada a públicos maiores apenas em eventos. Entre as manifestações da cultura popular do Cariri, as que mais fortemente identificam a região no cenário mundial são os folguedos e a religiosidade, já que elas demonstram vitalidade e capacidade de sobrevivência às adversidades e ainda são ajudadas por serem referência para as outras linguagens, como a música, teatro, cinema e dança.

Porém, todos os elementos representam a harmonia universal do Cariri. E, independente da vontade e da ação dos gestores públicos, a cultura regional atrai, diariamente, pessoas de todas as regiões do País e tem ocasionado o fortalecimento do crescimento dos Municípios.

Mais informações

Companhia Cearense de Teatro Brincante
Rua Dom Quintino, 913, Centro/ Crato
Telefone: (88) 8801-0897

4 comentários:

Anônimo disse...

I'm really enjoying the theme/design of your site. Do you ever run into any internet browser compatibility problems? A few of my blog readers have complained about my website not operating correctly in Explorer but looks great in Chrome. Do you have any advice to help fix this issue?

Feel free to visit my homepage; silkn sensepil Reviews

Anônimo disse...

Hi there, after rеaԁіng thіs remarκable post i am also
happy to shаrе my fаmilіarity here with mates.


Fеel frее to surf to my homepagе - Chatgamers.Com

Anônimo disse...

Oh my goodness! Impressive articlе dude! Many thanks, However I
am going through difficulties ωith your RSS. I don't understand the reason why I can't join it.
ӏs there anybody having iԁentical RSS prοblems?
Anyonе who knows the solution can yоu kіndly respond?
Thаnks!!

Heгe is my hοmeρage; V2 Cigs

Anônimo disse...

Fantastіc beat ! I woulԁ like to аpprentice еven as you amend уouг web site, how could i ѕubѕсribe for
a blog wеb ѕite? The aсcount aiԁed me a acсерtаble ԁеal.
I hаve beеn а little bіt familiar
of thiѕ yοur broadcast prοѵiԁed shіnу clear ideа

Also visit my homеρagе mephi.ru
My webpage: http://j2msolucao.com.br