quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Uma floresta Urbana em São Paulo: a RESERVA TANGARÁ

A empresa Tintas Coral, da multinacional inglesa ICI, começara a reflorestar em Dezembro uma área de 70 hectares ao redor de sua fábrica, no município paulista de Mauá. Com ajuda da USP e da ONG SOS MATA ATLANTICA, a empresa vai substituit os eucaliptos plantados plos antigos proprietários do terreno, por espécies nativas. A ação será custeada ao longo de três anos com a venda do próprio eucalipto.

O projeto de Tintas Coral, batizado de RESERVA TANGARÁ - homenagem ao passarinho se sete cores que habita a área - será o primeiro grande programa de reflorestamento urbano desde 1861. Naquele ano, Dom Pedro II iniciou a recuperação da Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro, que havia sido desmatada para plantio de cafezais.

Este exemplo bem que poderia ser "levado ao pé da letra" pela Prefeitura Municipal do Crato, URCA e CONPAM tendo em vista a preservação do SÍTIO FUNDÃO, na sede urbana do município, recentemente devastado por incêndio criminoso. Em tempo: o SÍTIO FUNDÃO tem 90 hectares. No caso a nossa reserva deveria ser uma homenagem ao SOLDADINHO DO ARARIPE que tem o seu bercário de reprodução junto a Nascente do Rio das Batateiras.

Nenhum comentário: