A proposta do Parque da Nascente do Rio das Batateiras além estar configurada como uma das mais significativas composições de proteção do geotope de mesma denominação, do GEOPARK ARARIPE, é ao mesmo tempo uma das mais destacadas proposiçõesdo do PRU CRATO/ Plano de Requalificação Urbana do Crato. Ao mesmo tempo o CONPAM e a SEMACE a reconhecem também como uma intervenção importantíssima para resgate e proteção deste contexto ambiental que envolve a bacia do Rio das Batateiras e em seguimento o Rio Salgado.
Estes três enfoques e outros mais deveriam ser compostos em uma ação única, que denominaríamos como Programa de Requalificação Ambiental e Paisagística do Rio das Batateiras, que envolveria a recuperação não só da nascente, mas de todo o seu trajeto, desde a sede urbana do Crato, no sopé da Chapada do Araripe, passando por Juazeiro, Barbalha e Missão Velha e para isto este blogspot contribuirá para esta discussão a partir daqui.
Imagem da Nascente do Rio das Batateiras, no bairro do Belmonte no Crato. Arquivo de Imagens Ibi Tupi. Fotografia Daniel Roman. Direitos autorais reservados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário