quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Medalha para os Irmãos Aniceto, do Crato

Mais uma vez a cultura do Cariri é reconhecida com a Ordem do Mérito Cultural (OMC), do Ministério da Cultura. Hoje, em solenidade no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, às 17 horas, a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, da zona rural do município do Crato, estará sendo agraciada com a medalha.

A banda secular tem um destaque especial entre os grupos do Cariri. Traz um sentido original de montagem da banda, seguindo tradição secular, em família, de mais de 100 anos.A solenidade da Ordem do Mérito Cultural conta com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do ministro da Cultura, Gilberto Gil. Eles farão a entrega das insígnias aos homenageados.

Em 2004, a Fundação Casa Grande, do município de Nova Olinda, também teve reconhecido o seu trabalho com a Ordem do Mérito Cultural. Criada em 1995, pelo Ministério da Cultura, a condecoração é uma homenagem do governo federal a cidadãos e instituições que, de maneira significativa, destacaram-se na prestação de serviços à Cultura do País.

Serão agraciados com a OMC 2007 cantores, atores, escritores, cineastas, compositores, artistas plásticos e outros profissionais que colaboram em larga escala para a promoção e difusão da cultura brasileira. E, ainda, instituições e iniciativas que se destacaram no País. Também receberão homenagens póstumas personalidades que contribuíram para a nossa riqueza cultural.

Neste ano se comemora o centenário de nascimento do arquiteto Oscar Niemeyer. O Ministério da Cultura promove o arquiteto à classe Grã-Cruz, a mais alta graduação da Ordem do Mérito Cultural. Pelo mesmo motivo, um dos quatro eixos temáticos ressaltados nesta edição é Arquiteturas, Cidades e Territórios.

Além deste tema, foram ressaltados nomes ligados à proteção e promoção da diversidade das expressões culturais, à arqueologia brasileira e às experimentações e técnicas inovadoras na área da convergência tecnológica. Entre os homenageados, os agraciados e as iniciativas que serão condecoradas em 2007 estão Associação Cultural Cachuera, Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, Clube do Choro de Brasília, Escola de Circo Picolino, Grupo Nós do Morro Museu Paraense Emílio Goeldi e Programa Castelo Rá-Tim-Bum. Entre as personalidades, o Cacique Raoni, Claude Lévi-Strauss, Jorge Ben Jor e Selma do Coco.

A Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto vem preparando a nova geração, filhos e netos, para assumir o legado secular. É a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto Mirim. Eles estão lá, refazendo a história dos passos nos ensaios e apresentações. Os descendentes dos índios Cariri trazem nos seus instrumentos a preservação de um passado. O caboclo se manifesta por meio da dança cheia de mistérios em seus passos, também resgatando a cultura dos escravos de saudação aos santos. São as pernadas entrançadas dentro do firme passo de ligação com os nossos ancestrais. Os irmãos Aniceto são do terreiro das casas do Cariri.

Informação do Caderno REGIONAL do DIARIO DO NORDESTE. Utilizada para divulgação.

Nenhum comentário: