De acordo com o PLANO GEOPARK - Plano de Ordenamento e Estruturação do Geopark Araripe, aprovado pela Missão da UNESCO e posteriormente referendado pela Conferência de Belfast UNESCO/ 2006, de forma a compor o GEOPARK ARARIPE.
Este contexto, localizado no sopé da Chapada do Araripe, representa o GEOTOPE BATATEIRA. Envolve a Nascente do Rio das Batateiras e a Cachoeira do Lameiro deveriam fazer parte do Parque da Nascente do Batateiras. Esta proposição foi apresentada à URCA e na ocasião aprovada, posteriormente apresentada ao Governo do Estado e também aprovada. Depois ao CONPAM com sua ampliaçã e inclusão do Sítio Fundão e também à Prefeitura Municipal do Crato, mas nenhuma ação foi configurada até aqui.
De fato, nem a instrução de tombamento da situação foi realizada. E sem ações efetivas preservação e proteção deste ambientais naturais, através de legislação própria e atividades de preservação e educação ambiental, corremos o risco de ter supenso, pela própria UNESCO, o credenciamento do GEOPARK ARARIPE. Lamentamos enormemente esta situação presente.
Imagem da Cachoeira do Rio das Batateiras, no Lameiro. GEOTOPE BATATEIRAS. Arquivo de Imagens Ibi Tupi. Fotografia Daniel Roman. Direitos autorais reservados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário