quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Medalha do Mérito Farroupilha + Comenda Simões Lopes Neto + Troféu Acorde Brasileiro para a Fundação Casa Grande

Alemberg Quindins recebe, hoje, o reconhecimento do Estado do Rio Grande do Sul, com as maiores honrarias do Estado, a Medalha do Mérito Farroupilha, da Assembléia Legislativa; a Comenda Simões Lopes Neto, concedida pelo governo daquele Estado; e Troféu Acorde Brasileiro, oferecida pelo Programa Acorde Brasileiro. A solenidade de entrega das homenagens acontece na manhã de hoje, no Teatro do Sesc, em Porto Alegre. A abertura do evento conta com a participação de diversos artistas brasileiros. Além de Alemberg Quindins, recebem a homenagem a cantora Inezita Barroso e J.C. Botteselli, de São Paulo, Paixão Côrtes e Ayrton dos Anjos, do Rio Grande do Sul.

A homenagem com a Medalha do Mérito Farroupilha é uma condecoração oferecida pela Assembléia Legislativa do Estado gaúcho para as autoridades que desempenham, com determinação e competência, importantes serviços. A Medalha existe desde 1995 e é a maior distinção do parlamento estadual. Já a Comenda Simões Lopes Neto faz referência ao maior jornalista e escritor regionalista do Rio Grande do Sul. Alemberg também destaca a ligação de Simões com o empreendedorismo social, com a criação de diversos projetos em Pelotas, entre os quais uma fábrica para confecção de materiais de vidro, onde as crianças da cidade de Pelotas estudavam meio expediente, com o objetivo de aprender o domínio de novas tecnologias.

O diretor da Fundação Casa Grande fará a palestra de abertura do evento, às 9 horas desta quinta-feira, sobre “Escola de Gestão Cultural das Crianças do Sertão”, na qual fará uma abordagem da instituição, hoje uma das Organizações Não-Governamentais (ONGs), com trabalhos direcionados a crianças e adolescentes, mais bem-sucedidas do Brasil. A Casa Grande fará 15 anos no mês de dezembro e atua com projetos nas áreas de comunicação, artes, memória e turismo. Participam das atividades 70 crianças e adolescentes, do município, meninos do sertão, filhos de agricultores.

Entre os participantes do Programa Acorde Brasileiro estão grupos e artistas renomados de todo o País, como o Quinteto Violado, Luiz Carlos Borges, Vicente Barreto, Nilson Chaves, Carlos Malta, Almir Sater, Renato Borghetti, Lucinha Bastos, entre outros. Alguns músicos ministrarão palestras com temas relacionados à música regional, música brasileira de raiz, a formação musical, a cadeia produtiva na economia da música, a circulação da música no Brasil e em busca de soluções criativas.“O importante nisso é a concepção do País como um todo. Não se faz mais um trabalho isolado”, diz Alemberg, ao fazer referência ao reconhecimento do trabalho vindo de um Estado do Sul do Brasil.

O presidente da Fundação ainda destaca o compartilhamento de tecnologias humanas. Atualmente, conforme ele, se faz turismo social no Brasil inteiro. Somente ano passado, a Casa Grande teve um fluxo de mais de 28 mil visitantes de várias partes do País e do exterior. “A Fundação não é só um projeto de dimensão nacional. Também mantêm intercâmbio com a África e jovens de instituições da Itália”, ressalta.Além dessas homenagens, a Casa Grande e Alemberg Quindins já receberam reconhecimentos internacionais na área de empreendedorismo social, com a Fellow Ashowa, de instituição americana, Líder Avina, da Suíça, e a Medalha da Ordem do Mérito Cultural, como Cavalheiro da Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura, no ano de 2004.

Fundação Casa Grande. Avenida Jeremias Pereira, 444 - Centro, Nova Olinda-CE(88) 3546.1333. Postado por Armando Rafael no blog http://cariricult.blogspot.com/

Nenhum comentário: