sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Superintendente Regional da Funasa faz comentários sobre a "canoa furada dos ambientalistas"


A propósito do recente lançamento de uma nova proposta para uma planta siderúrgica no Complexo Industrial Portuário do Pecém, o Superintendente Regional da FUNASA/ Fundação Nacional de Saúde, encarregada entre outras coisas do saneamento ambiental de pequenos municípios e dos povos indígenas investe gratuitamente contra o que ele chama de "canoa furada dos ambientalistas, que já questionam a matriz energética de carvão mineral do empreendimento. Como todos sabem, o carvão mineral é um dos maiores agentes poluidores do mundo segundo o Painel sobre Mudanças Climáticas da ONU, que recentemente ganhou o Prémio Nobel da Paz.

Nos parece que o Sr. Guaracy Aguiar, está na contramão da história e no lugar totalmente errado, visto que dirige uma instituição afeita a realizações ao saneamento ambiental, que relava ações em direção ao que este senhor prega. Nossos veementes protestos contra esta postura imensamente retrógada. Não tem sentido, em pleno ano da graça de 2007, 15 anos após a Conferencia Rio Eco 92, a pregação e divulgação desta coleção de "jóias do reacionarismo tupiniquim". Queremos dizer a este senhor que ambientalismo é o que resta de esperança à humanidade, quanto a alcançar a qualidade de vida, neste milenio que se inicia.

Foto de Cubatão/ São Paulo: dezenas de indústrias modernas, bilhões de cruzeiros arrecadados e a maior poluição do mundo. Da matéria As duas faces do milagre. A História de Cubatão, o Vale da Morte em http://www.novomilenio.inf.br/cubatao

Nenhum comentário: