quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

A FLONA/ Floresta Nacional do Araripe


Situada em uma região onde as condições de clima e solo predispõem a desertificações, onde a redução da área de cobertura vegetal nativa entre 1984 e 1990 atingiu 274.950 km2 e em um Estado onde a área antropizada atinge 84%, esta Flona tem uma importância relevante na manutenção do equilíbrio hidrológico, climático ecológico e edáfico do complexo sedimentar do Araripe.

Sobre o aspecto sócio-econômico, para um nordeste onde vivem mais de 40 milhões de habitantes, dos quais 30% em condições de pobreza e miséria, a FLONA do Araripe cumpre importante papel, fornecendo alimento, energia e plantas medicinais, além de atrair turistas. Constitui ainda importante refúgio para a fauna regional, inclusive para espécies ameaçadas de extinção.

Tendo em vista o expressivo contingente humano que se desloca para as áreas adjacentes à FLONA devida ao extrativisvo do piqui, o Núcleo de Educação Ambiental da FLONA, para fazer frente a dura realidade dos piquizeiros, concebeu o projeto ABC da cidadania com o qual se levará a mais de 400 pessoas, alfabetização, educação sanitária, educação ambiental para tanto o projeto exige uma ação multidisciplinar e conta com parcerias interinstitucionais demonstrando uma postura nova e conciliatória entre conservação e desenvolvimento.

A FLONA do Araripe fomenta e protege as matas existentes na Chapada como também protege as nascentes da área, conserva a fauna, além de promover facilidades de recreação pública e de combater incêndios florestais ocorridos na área. Sua localização se dá Região Nordeste do Brasil, no extremo sul do Estado do Ceará, na Chapada do Araripe, abrangendo parte dos municípios de Santana do Cairiri, Crato, Barbalha.


Imagem aérea da FLONA/ FLORESTA NACIONAL DO ARARIPE, com a exposição de situação de grande densidade arbórea. Arquivo de Imagens Ibi Tupi. Fotografia de Daniel Roman. Direitos autorais reservados.

Nenhum comentário: