quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

US$ 1 bilhão por ano pela redução no desmatamento

O governo brasileiro anunciou a criação do mais ambicioso mecanismo financeiro para compensar a redução no desmatamento das florestas, o Fundo para Proteção e Conservação da Amazônia Brasileira. A idéia é vender o carbono que deixou de ser emitido quando o Brasil consegue reduzir sua taxa de desmatamento.

O plano foi apresentado em uma coletiva para a imprensa que lotou uma sala do Hotel Laguna, ao lado da Conferência do Clima da ONU, em Bali. O fundo brasileiro foi apresentado pela ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, e Celso Amorim, das Relações Exteriores. Também participaram da apresentação do fundo os ministros do meio ambiente da Alemanha e da Noruega. Além de Achim Steiner, diretor do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP).

Os dois ministros brasileiros presentes na conferência em Bali também falaram pela primeira vez abertamente que o país pode estabelecer metas de redução de desmatamento. A ministra Marina Silva anunciou as metas em um evento paralelo organizado pelo Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas e depois confirmou no discurso de apresentação do Fundo para Proteção e Conservação da Amazônia Brasileira. O ministro Amorim deixou claro que essas metas não teriam valor para acordos internacionais. Seriam para os próprios brasileiros.

Postado por Alexandre Mansur de http://www.blogdoplaneta.globolog.com.br/

Nenhum comentário: