sábado, 15 de dezembro de 2007

Geopark Araripe ainda aguarda sua transformação em Programa de Governo

Há aproximadamente 6 meses atrás, foi iniciada uma rodada de apresentações ao Governo do Estado, do significado do Geopark Araripe, para a história do planeta Terra e da origem da evolução da vida e o que levou ao seu credenciamento pela UNESCO, em Setembro/ 2006. Além do incomensurável significado regional desta proposição para o Cariri e Bacia Sedimentar do Araripe, como um forte indutor de desenvolvimento regional sustentável, por conta se suas incontáveis interfaces com a atividade economica.

Por conta deste conteúdo, o próprio Governador do Estado Cid Gomes resolveu transformar esta proposição em um dos principais programas de governo, vinculando ao Programa Cidades do Ceará, que tem como polo piloto a região do Cariri. E determinou retomada imediata da consolidação da proposta às diversas Secretarias de Estado que estariam envolvidas com estas diretrizes.

Seis meses são quase passados e nenhuma das recomendaçõe do Sr. Governador do Estado, não é sequer iniciada. O Inventário de Tombamento dos Geotopes do Geopark Araripe que deveria estar pronto até meados de Novembro/ 2007, nas palavras do próprio Sr. Governador, na ocasião do recebimento do Premio Rodrigo Melo Franco de Andrade, em Outubro/ 2007, no Teatro nacional Claudio Santoro, em Brasília, pelo Ministro Gilberto Gil, sequer foi iniciado, apesar da equipe deste blogspot do Plano de Ordenamento e Estruturação do Geopark Araripe o ter encaminhado à SCT/ Secretaria da Ciencia e Tecnologia e à Reitoria da URCA, juntamente com os Termos de Referencia do Inventário, orientados pelo Prof. Romeu Duarte/ IPHAN, no início de Outubro/ 2007. Causa perplexidade esta situação.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá amigos do Blog, a situação hoje do Geopark é de dar "medo", sem receber verba há 6 meses, nós funcionários mal estamos sendo mantidos pela Fundetec, que paga nossos salários (isso quando não há atraso). Mas não estamos parados, sempre procurando atender os visitantes que nos procuram para conhecer o Gopark Araripe e procrando estabelecer parcerias e por em práticas projetos(em muitos casos trabalhamos até nos finais de semana sem ganhar nada).
O que esperamos do Governo do Estado é que reconheça a importancia deste projeto, não para o Cariri e sim como meio de desenvolvimento para todo o estado do Ceará.
Obrigado.
Reginaldo Medeiros (reginaldo@geoparkararipe.org)