sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Kofi Annan ataca a farsa do controle sobre o desmatamento na Amazonia

O ex-Presidente da ONU Kofi Annan atacou firmemente a farsa do controle sobre o desmatamento na Amazonia que é divulgada como um grande feito pelo Ministério do Meio Ambiente: "As notícias são alarmantes sobre a situação da Amazonia. A floresta está desaparecendo a um ritmo alarmante, maior do que pensávamos. Medidas urgentes devem ser tomadas para salvar a Amazonia".

E o Ministério do Meio Ambiente insiste em divulgar que o desmatamento está sob controle, uma das maiores farsas da midia oficial do Brasil. Todo mundo sabe e tem visto a Amazonia sendo destruída pela fúria dos madereiros, pela extensão de pastagens e agora pela cultura da cana de acúçar. Enquanto isto a Ministra Marina Silva está mais preocupada com os resultados puramente formais das conferencias do meio ambiente e não enfrenta de frente este problema.

Segundo o Greenpeace 50% da madeira extraída da Amazonia é ilegal e originária de terras públicas e reservas indígenas invadidas ilegalmente. Segundo Mário Osava, no site http://www.tierramerica.net/ houve redução de dois milhões de metros cúbicos na extração de madeira tropical. Porém o corte ilegal chega ao coração da Amazônia, segundo um novo relatório ao qual o Terramérica teve acesso.

Segundo Adalberto Veríssimo no mesmo artigo: "Estamos diante da “última oportunidade” de alterar o rumo da história recente da Amazônia brasileira e os próximos dois anos serão decisivos para frear o desmatamento, o caos na propriedade da terra e a violência. O especialista Adalberto Veríssimo. Sua avaliação se baseia em seus 15 anos de experiência pesquisando temas amazônicos e no mais recente relatório do grupo não-governamental onde trabalha, o Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). O informe, uma atualização de “Fatos Florestais da Amazônia”, publicado em 2003, está sendo atualizado, com novas conclusões.

Nenhum comentário: