sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Acertos paisagísticos e culturais poderão ser tombados no Cariri


O Cariri é área de interesse do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, por apresentar rico acervosJuazeiro do Norte. A recomendação do Departamento de Patrimônio Imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio do Arquiteto Carlos Fernando de Moura Delfim, será para os respectivos tombamentos estadual da Cachoeira de Missão Velha e o nacional da Colina do Horto. Este roteiro deverá ser posta em prática no início do próximo ano. Pelo menos essa é a intenção da 4º Superintendência Regional do IPHAN, no Ceará.


A Superintendente Regional do IPHAN, Profª Olga Paiva, diz que, após a retomada dos trabalhos no início deste ano, os assuntos serão incluídos em pauta de trabalho, dando uma prioridade nesses estudos no Cariri. A idéia é encaminhar, além dos dois locais propostos, também aos sítios arqueológicos na região. De acordo com ela, o Cariri sempre esteve na pauta de trabalhos do Iphan, mas este ano não teve como intensificar com maior prioridade esses estudos. No caso da Cachoeira de Missão Velha, o início dos trabalhos, conforme Olga Paiva, passa por um entendimento com o secretário de Cultura do Estado, Auto Filho, para dar encaminhamento ao processo, com a proposta apresentada pelo Arquiteto Carlos Fernando.


Olga Paiva explica que o passo a ser seguido, requer, inicialmente, a abertura do processo e instrução, o que implica em estudos detalhados, em ambos os locais, com busca de vestígios. Ela destaca a importância dos locais e diz que, com os estudos realizados para inclusão da Colina do Horto como Geotope, percebeu a importância não só no sentido da religiosidade, por ser um local de peregrinação. A Colina faz parte de uma das formações geológicas mais antigas do Geopark Araripe, do período Pré-Cambriano, o que corresponde há cerca de 600 milhões de anos.Já a Cachoeira de Missão Velha, atualmente, merece uma atenção especial dos poderes públicos, tanto local como estadual. É um dos cartões postais do Estado, se recuperada. O local se reveste de uma importância histórica, por, conforme pesquisadores, ter sido iniciado o processo de colonização da região, além de beleza paisagística. Do período Devoniano, esse geotope corresponde a Cachoeira do Rio Batateiras.Os canyons chamam a atenção.


Segundo o Arquiteto José Sales, professor do Deptº de Arquitetura e Urbanismo da UFC, que particicpou de todas as etapas do credenciamento da região como Geopark Araripe, junto a UNESCO, este conjunto, de impressionante beleza e integridade, é um Parque Municipal instituído por legislação municipal específica encaminhada pela Prefeitura de Missão Velha, e tem um programa de educação ambiental na área.


Imagem do Canyon de Missão Velha/ Geotope Devoniano, onde está localizada a Cachoeira de Missão Velha ou Parque Ecológico Municipal da Cachoeira de Missão Velha. Fotografia de Daniel Roman. Arquivo de Imagens Ibi Tupi. Direitos autorais reservados.
Dados da reportagem da Jornalista Elizangela Santos, para o Caderno Regional do Jornal Diario do Nordeste, publicado na data de hoje, 05/12/2008. Reprodução unicamente para divulgação.

Nenhum comentário: