domingo, 14 de dezembro de 2008

Turismo cultural e científico no Vale do Cariri

O turismo cultural, ecológico, religioso e científico está acontecendo em todo o Vale do Cariri, em Assaré, Crato, Juazeiro do Norte e Santana do Cariri são algumas das cidades que oferecem opções para serem descobertas pelo visitantes.

O Memorial Patativa do Assaré funciona de segunda a sábado no horário comercial. No domingo, só até o meio-dia. O local, instalado em um casarão antigo do século XVIII, guarda desde objetos de uso pessoal até cadernos com rabiscos de poesias. Na sala de áudio visual é possível assistir apresentações da Patativa ao lado de outros grandes artistas, como Luiz Gonzaga, cujo aniversário de nascimento é comemorado hoje, com forró, em Exú (PE).

O Museu de Paleontologia de Santana do Cariri está passando por reformas. A direção avisa que pode fechar neste período, enquanto o Museu de Fósseis do Crato, na Praça da Sé, será aberto normalmente.Fósseis de animais e plantas do Período Cretáceo (cerca de 100 milhões de anos atrás) narram a vida pré-histórica do Cariri. São 750 peças que compõem o acervo do Museu de Santana do Cariri. O passeio é feito com guias mirins.

Outra atração é a Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri – de Nova Olinda, um misto de museu e centro cultural freqüentado por crianças e jovens da cidade de Nova Olinda. Eles produzem vídeos, jornais, revistas em quadrinhos, administram a Rádio Casa Grande FM, que atinge sete municípios. Criada em 1992 pelo músico Alemberg Quindins, a fundação se transformou em uma escola de comunicação e hoje tem apoio de entidades como Unicef, Instituto Ayrton Senna, governos estadual e municipal e as universidades Federal do Ceará e Regional do Cariri.

Um referencia portantissima está na Galeria Mestre Noza, uma cooperativa de artesãos escultores em madeira, com um incrível acervo de imagens sacras e de aspectos da própria cultura popular,que funciona no centro da cidade de Juazeiro do Norte, em um casarão do 1926.

Informações de reportagem do caderno Regional do Jornal O Diário do Nordeste. Reprodução unicamente para divulgação.

Nenhum comentário: