sábado, 20 de dezembro de 2008

O gelo do Ártico nunca esteve tão fino


O volume de gelo acumulado no Ártico nunca foi tão pequeno, desde que as medições começaram. A Organização Mundial de Meteorologia (OMM) divulgou o alerta em seu relatório anual. A figura acima mostra o que está acontecendo no Ártico. É uma comparação dos meses de setembro de 2007 e 2008. A área em amarelo indica o gelo com menos de um ano de idade. O gelo mais antigo (e mais grosso), das cores laranja e amarelo, encolheram de um ano para outro. As áreas em branco indicam lugares onde há menos de 50% de gelo no mar, e não dá para medir sua idade.


O afinamento do Ártico indica que a tendência de aquecimento e derretimento do Pólo Norte continua acelerada. No verão de 2008, a superfície flutuante de gelo na região chegou à segunda menor extensão da história. Perdeu apenas para o recorde de 2007. Esses dados são medidos desde 1979. Mas mesmo não batendo o recorde de 2007 em extensão do gelo, o ano de 2008 teve o menor volume de gelo acumulado na região.

Os pesquisadores da OMM também relatam o rápido desaparecimento de grandes geleiras que cobriam a ilha de Ellesmere, perto do pólo. Blocos de gelo com 70 metros de altura, que há um século cobriam 9 mil quilômetros quadrados, foram reduzidos a um pedaço de mil quiômetros quadrados. E esse gelo derretido de ilhas como Ellesmere contribuem para a elevação do nível do mar.

Postado pelo Jornalista Alexandre Mansur, do Blog do Planeta. Reprodução unicamente para divulgação. Direitos autorais preservados.

Nenhum comentário: