terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Ceará terá zoneamento agroecológico inédito

A realização de um zoneamento mais detalhado, cobrada pela Direção de Políticas Agrícolas da Fetraece, será atendida de forma mais completa. Pela primeira vez, o Estado terá um zoneamento agroecológico, que, além de determinar áreas de potencial para agricultura, como antes era feito, observará também as regiões mais favoráveis à pecuária e as zonas que deverão ficar resguardadas para preservação ambiental. O estudo começou a ser feito na região do Cariri pela FUNCEME/ Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), em parceria com a Embrapa Solos de Pernambuco.

Além de mais completo, o novo levantamento terá a vantagem de trabalhar com uma escala menor — a atual considerada pelo Mapa, feita pela Embrapa há vários anos, trabalhava com uma escala de 1:600.000 e não teve o uso de satélites como recurso tecnológico. O estudo atual, com o auxílio de imagens espaciais, adota escala de 1:100.000. Na prática, enquanto o último zoneamento identificou regiões em lotes de, no mínimo, 60 km², o em execução trabalha com espaços a partir de 10 km².

No Cariri, o relatório dos dados coletados já está em fase de finalização e deverá ser divulgado até o próximo mês de abril. Essa fase é posterior à compartimentação de áreas homogêneas (quando o satélite separa unidades geográficas como serras, litoral, sertão, chapadas etc.) e ao levantamento de solos, quando os técnicos vão a campo observar os solos existentes na região para avaliar quais as culturas têm mais aptidão para se desenvolver ali. A conveniência climática para o cultivo também é estudada.

Notícia do caderno Regional do jornal DIARIO DO NORDESTE, em 23/12/2008. Reproduzida com interessse de divulgação. Direitos autorais preservados.

Nenhum comentário: