segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Plano Ambiental Regional

As nove cidades da Baixada Santista poderão construir, a partir do próximo ano, um plano ambiental integrado, para definir quais áreas serão destinadas ao desenvolvimento econômico e as que continuarão preservadas.

Embora esbarre em temas polêmicos, como a instalação de um porto em Peruíbe e a construção de um complexo empresarial com aeroporto de cargas, em Praia Grande, a proposta foi defendida pela maioria dos prefeitos eleitos, durante a sabatina Baixada Santista: 2009 -2012, Realidade, Problemas e Perspectivas, promovida pelo Sistema A Tribuna de Comunicação (SAT), na última quarta-feira, no Auditório Hamleto Rosato, na sede de A Tribuna, em Santos.

Entretanto, a principal questão, apresentada antes mesmo dos debates pelo coordenador do Instituto de Pesquisas A Tribuna (IPAT), Alcindo Gonçalves, foi como construir uma política ambiental regional que dê conta dos impactos dos grandes eixos de desenvolvimento econômico na Baixada Santista: turismo, petróleo e gás, e a expansão portuária.

Primeiro a lançar uma proposta nesse sentido, Papa sugeriu a formatação de um plano regional. "Vou defender no Condesb (Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista) uma avaliação estratégica para toda a região, que defina claramente, entre os nove municípios, quais áreas poderemos oferecer para uso portuário e para o petróleo e gás, de forma integrada, e quais serão preservadas definitivamente, como compensação ambiental. Os projetos devem obedecer uma lógica de compromisso com as próximas gerações".

A proposta da elaboração de uma Agenda 21, também estava na pauta de alguns prefeitos, que acrescentaram sugestões. Paulo Wiazowski Filho propôs a implantação deste compromisso conjunto na Baixada Santista. Já Orlandini destacou a importância de se fazer um trabalho regional de educação ambiental.

As nove cidades da Baixada Santista poderão construir, a partir do próximo ano, um plano ambiental integrado, para definir, conjuntamente, quais áreas intocadas serão destinadas ao desenvolvimento econômico e as que continuarão preservadas, como forma de compensação.

O encontro reuniu, pela primeira vez, os prefeitos eleitos José Mauro Orlandini (DEM, Bertioga), Márcia Rosa (PT, Cubatão), Maria Antonieta de Brito (PMDB, Guarujá), João Carlos Forssell (PSDB, Itanhaém), Paulo Wiazowski Filho (DEM, Mongaguá), Roberto Francisco dos Santos (PSDB, Praia Grande), João Paulo Tavares Papa (PMDB, Santos) e Tércio Garcia (PSB, SãoVicente), além do vice-prefeito eleito de Peruíbe, Nelson Gonçalves Pinto, o Nelson do Posto (PR), representando Milena Xisto Bargieri (PSB), que assume o cargo majoritário na cidade em janeiro.

Deu na Tribuna de Santos, com data de hoje, 15/12/ 2008.

Nenhum comentário: