sexta-feira, 24 de abril de 2009

Cariri apoia a formação da Região Metropolitana

Para os prefeitos das cidades que farão parte da Região Metropolitana do Cariri, a união será para o desenvolvimento, que representa a formalização do que já existe na prática, possibilitando um processo de reorganização e atuação em conjunto em prol do desenvolvimento.

É dessa forma que os principais líderes políticos da região do Cariri vêem a criação da Região Metropolitana, que passará a ser a segunda do Estado, depois da Capital, e a primeira do Interior. Isso só depende agora do Governo do Estado enviar à Assembléia Legislativa mensagem de lei complementar.

Esse processo deverá acontecer entre o fim de abril e começo de maio, segundo o líder do Governo na Assembléia, o deputado estadual Nelson Martins.Com a aprovação e posterior publicação no Diário Oficial, fica criada a região, por meio de lei complementar, e o Conselho Deliberativo da Região Metropolitana do Cariri, que está inserido dentro do projeto, para que sejam discutidas ações em conjunto. Para o deputado, essa proposta representa, em primeiro lugar, o reconhecimento do desenvolvimento econômico, social e político do Cariri.

Segundo o parlamentar, também se coloca em foco o processo de descentralização de recursos da Capital do Estado para o Interior. “Isso representará de forma concreta a descentralização do desenvolvimento, que sempre esteve muito concentrado em Fortaleza”, diz.

Outro ponto importante, segundo o parlamentar, é a facilidade na vinda de recursos para a região. Ele cita como exemplo o Ministério das Cidades, que possui recursos que são destinados apenas a regiões metropolitanas. Isso na área de saneamento, transporte, abastecimento. “Na verdade, vem facilitar a negociação de verbas”, afirma.

Para o deputado, é importante destacar a atuação do conselho, que irá ter representações dos municípios inseridos, como é o caso de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Como exemplo, os projetos, já com uma feição regional em andamento, são citados pelo parlamentar. O Hospital Regional do Cariri é um deles, que terá uma administração pautada pelo conselho, além de outros como o aterro consorciado, já em andamento na região.

Potenciais da região que naturalmente mostram a sua condição de elevação à Região Metropolitana são citados pelo parlamentar, como a agricultura. “A produção do Cariri é muito grande, bem representativa em nível de Estado”. Outro destaque apontado é a movimentação do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro, que este ano, conforme a administração do equipamento, irá superar os 200 mil passageiros, além do turismo religioso. A criação da Região Metropolitana do Cariri só vem justificar na prática o que já acontece com uma região que tem experimentado passos importantes em busca do desenvolvimento em vários setores.

O Prefeito de Crato, Samuel Araripe, diz que a criação da Região Metropolitana do Cariri fará com que as três principais cidades da região não atuem mais de forma isolada, possibilitando, assim, avanços importantes. “Isso facilita angariar recursos para projetos comuns, como o Hospital Regional, IML e Aterro Sanitário”, afirma.

Reportagem do Caderno Regional do Jornal Diário do Nordeste de hoje.

Nenhum comentário: