quarta-feira, 29 de abril de 2009

Cariri discute fortalecimento do Turismo

Repensar o Cariri no sentido do seu desenvolvimento econômico, por meio de potencialidades como o turismo e a economia local. Com essa perspectiva, durante dois dias, técnicos do Governo do Estado e representantes e estudiosos de diversas entidades desses setores estiveram reunidos em Juazeiro, na sede do Palácio da Microempresa, durante o Seminário “Turismo e Desenvolvimento Econômico: Perspectivas para o Cariri”.

Na ocasião, vários projetos foram apresentados pelo Secretário das Cidades, Joaquim Cartaxo, direcionados para a melhoria da infra-estrutura local, já que o evento faz parte do trabalho desenvolvido por meio da pasta.A representante do Banco Mundial, Mônica Amorim, esteve presente ao evento e disse que os investimentos internacionais deverão acontecer na região a partir de setembro. Serão investidos US$ 66 milhões, juntamente com o Governo do Estado, direcionados a vários equipamentos, inclusive na estruturação do turismo, tendo como carro-chefe o projeto Geopark Araripe. O projeto, conforme os organizadores, se configura como uma alternativa estratégica que antecede a implementação do Projeto Cidades do Ceará na região.

Os debates têm a finalidade de mobilizar e sensibilizar os atores locais. Os dois eixos escolhidos pela secretaria no âmbito do desenvolvimento local foram o setor calçadista e o turismo, que está direcionado a muitas vertentes, a exemplo do religioso, mas focado no desenvolvimento sustentável.Segundo o secretário Joaquim Cartaxo, o seminário traz a oportunidade de se pensar o turismo do ponto de vista do desenvolvimento econômico. Destaca a proposta do governo de promover o desenvolvimento no Interior, desconcentrando da Região Metropolitana de Fortaleza. Ele acredita que a criação da Região Metropolitana do Cariri fortalecerá ainda mais esse processo de desenvolvimento. “Na verdade será apenas a institucionalização do que já existe de fato. O Cariri está privilegiado porque foi eleito como prioridade”, diz.

O secretário destaca a aprovação dos US$ 66 milhões para investimentos na região e os investimentos previstos na área da infra-estrutura. O secretário Adjunto do Turismo, Osterne Feitosa, destaca o potencial do turismo no Cariri e afirma ser extremamente complexo. “O projeto direcionado a esse setor é uma especialização do que a riqueza local já produziu”, diz.

Matéria da Jornalista Elizangela Santos, no Caderno Regional do Diário do Nordeste. Vale a pena conferir.

Nenhum comentário: