domingo, 19 de abril de 2009

Sede do IAB/CE contribuirá para a renovação do Centro de Fortaleza

Para o espaço, está prevista além da própria sede social, salão de exposições e bilbioteca, a instalação de um restaurante aberto ao público, um jardim para eventos e um auditório. Mais um passo em direção à desejada revitalização do Centro da cidade foi dado ontem pela manhã.

É que a nova sede do Instituto dos Arquitetos do Brasil - Departamento do Ceará, localizada no cruzamento das ruas Dr. João Moreira com Floriano Peixoto, em uma edificação histórica de quase 150 anos, integralmente restaurada com recursos da Lei Rouanet, já está pronta para receber novos usos.

Um café da manhã com a presença do Presidente do Instituto, Antônio Custódio dos Santos Neto, e da Comissão de Abertura da Nova Sede, coordenada por José Sales, celebrou o momento de apresentação das instalações, que também vão abrigar também o Museu da Indústria do Ceará, que será implantado pelo Convenio SESI/ FIEC.

“Queremos que que esse prédio tenha vida e participe do dia-a-dia do Centro. Já estamos montando um calendário com cursos, debates e discussões sobre a cidade”, explica o Presidente Custório. Entre as ações, está prevista a abertura de um restaurante aberto ao público e um jardim para eventos, além de um auditório grande, com capacidade para 250 pessoas, e um menor, que comporta 85. A idéia é integrar o espaço a outros equipamentos culturais da cidade, como o TJA e o Dragão do Mar.

Segundo o Presidente Custódio, ainda se planeja incentivar as visitas guiadas à Arquitetura do Centro, em parceria com o Instituto do Ceará. Também existirá uma biblioteca aberta ao público, com acervo sobre a história da cidade, também compõe o rol de iniciativas planejadas para o local. A inauguração oficial do prédio deve acontecer dia 25 de junho. No momento, ainda faltam ser concluídos o jardim e a instalação do mobiliário dos espaços internos.

Quando o assunto é arquitetura, também não falta planejamento. “Também temos o desejo de revitalizar o Fórum Adolfo Herbster, que faz uma discussão sobre os problemas urbanos, fazer a reedição dos 20 anos de participação do Ceará no prêmio de arquitetura “Ópera Prima”, participar da Rede de Equipamentos Culturais do Centro de Fortaleza - Theatro José de Alencar, Casa José Lourenço, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultural, Centro Cultural BNB, CC Severiano Ribeiro/ SESC, Museu do Ceará, SESC Praia de Iracema - prevê José Sales, da Comissão de Abertura da Nova Sede IAB/CE.

Sobre a integração do edifício ao Plano Habitacional para Reabilitação da Área Central de Fortaleza, que terá seu segundo fórum no dia 29, na CDL, Antônio Custódio reconhece que somente é possível habitar a área se houver equipamentos, no bairro, para atrair as pessoas novamente. “Necessitamos, por exemplo, que as Secretarias do Estado e Município, como a de Cultura, por exemplo, voltem a ter sede aqui”, reivindica.

O intuito do IAB/CE ao voltar a se instalar no Centro Histórico, é contribuir firmemente para impulsionar o entorno do Passeio Público e Rua Dr. João Moreira, com a restauração de edifícios vizinhos, como a Associação Comercial, requalificar o conjunto Cadeia Pública/ Encentur e a reabertura do Teatro Carlos Camara, além da instalação do CC Banco do Brasil na Estação João Felipe, Museu Nacional Antonio Bandeira/ CC Caixa Economica e a criação do Museu da Cidade de Fortaleza na própria Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, projeto original de Silva Paulet, dos anos 20 do Século XIX. A cidade precisa destes equipamentos referenciais.

Deu no Jornal Diário do Nordeste, edição de hoje. Reprodução unicamente para divulgação. Vale a pena conferir.

Nenhum comentário: