terça-feira, 14 de julho de 2009

Audiencia Pública sobre a EXPOCRATO


Caro Prof. Jesualdo

Podemos fazer um trabalho com esta qualidade em Juazeiro do Norte, via ASTEF/ UFC. Esta proposta é originária do PRU CRATO/ Plano de Requalificação Urbana do Crato.

Cordialmente
Prof. José Sales

O CENTRAL PARK do Crato pode vir aí...Em audiência pública, Samuel conquista a platéia com um arrojado projeto para o Crato.

Em audiência pública realizada na manhã de ontem, terça-feira, dia 14 de Julho, no SESC Crato, para uma platéia de diferentes segmentos da sociedade, intelectuais, e a presença do representante do Governo do Estado, Secretário do Desenvolvimento Agrário Camilo Santana, o Prefeito de Crato, Samuel Araripe se adiantou à polêmica gerada por alguns sobre se deve ou não mover o parque de exposições para outro local, e já prevendo que a esmagadora maioria dos Cratenses optariam pela permanência do parque no local aonde hoje se encontra, deu uma cartada de mestre, ao tirar literalmente "da manga", e entregar ao governo do estado, todo um projeto de ampliação e modernização do atual parque de exposições, e que o transformaria numa espécie de "Central Park" em pleno coração do Crato, com áreas verdes, pistas de cooper e até um lago, semelhante ao parque do Ibirapuera, em São paulo.
A audiência, que foi brilhantemente conduzida pelo Promotor de Justiça - Pedro Luis Lima Camelo, teve o pronunciamento de inúmeras pessoas renomadas da sociedade Cratense, e a cada vez em que os oradores se posicionavam sobre a permanência do parque no local atual, eram aplaudidos veementemente.

Arquiteto José Sales explica o projeto de ampliação e modernização do Parque de Exposições, apresentado por Samuel Araripe:"A proposta é originária do escopo de projetos estruturantes do PRU CRATO/ Plano de Requalificação Urbana do Crato, de sua primeira versão Maio 2005. E gradativamente veio sendo melhorada e adequada as demandas tanto do Crato, que teria um grande parque central multiuso, como do próprio Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, o modernizando integralmente.

Constam da proposta, além da contemporanização das instalações e equipamentos do próprio Parque de Exposições, melhorias incomensuráveis à area central do Crato. No ambito do Parque de Exposições os novos atributos serão o que de melhor em modelagem de parques de exposição. No entorno urbano do Alto da Penha, Conjunto Ossian Araripe, Conjunto Pantanal, Mata do IBAMA e Pimenta haverão também melhorias de toda ordem, desde ampliação do sistema viário, com ampliação da Av. José Marrocos e consolidação de via paisagística, arborização e implantação de novas áreas de parque ao usofruto da população, pistas de caminhadas e equipamentos para esportes ao ar livre.

No capítulo ambiental, haverá a reconstrução do Açude do Parque que funcionará como um regulador da drenagem urbana da região e infraestrutura de saneamento básico tanto para o Parque quanto os bairros limitrofes. E melhor acesso à Mata do IBAMA, uma porção preservada de mata atalantica, no Centro do Crato, para atividades de educação ambiental e fruição da natureza.

Todos os estudos e proposições tem base técnica e podem ser comprovados inclusive do ponto de vista da viabilidade urbanística e ambiental, como economica e financeira. Não existe nenhuma área com esta dimensão, qualificação e posiconamento logístico, notadamente este, no Crato e já de propriedade pública. O Parque de Exposições transformado em PARQUE CENTRAL DO CRATO, com a reformulação dos usos e espaços, deverá ser um lugar de referência para tanto para as Exposições como para esporte e lazer e utilização permanente pela população local.
Participaram da concepção do Parque Central do Crato, os Arquitetos José Sales/ Prof. UFC, Mario Roque/ Prof. UNIFOR, Thais Callou, Carolina Gondim Rocha/ Prof. UNIFOR e a equipe técnica de Ibi Tupi Projetos e Consultoria. Além da consuloria especial do Prof. André Herzog/ Prof. URCA e Prof. Francisco Cunha/ URCA.

Nenhum comentário: