quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
Anistia não é amnésia
O Presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, criticou hoje o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e os comandantes militares por serem contra a criação da Comissão da Verdade, dentro do Plano Nacional de Direitos Humanos, que deve investigar a tortura e os arquivos do período da ditadura militar (1964-1985).
"Um País que se acovarda diante de sua própria história não pode ser levado a sério: o direito à verdade e à memória garantido pela Constituição não pode ser revogado por pressões ocultas ou daqueles que estão comprometidos com o passado que não se quer ver revelado", afirmou Britto, em nota divulgada pela assessoria da OAB.
A OAB defende no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Superior Tribunal Militar (STM) ações reivindicando a abertura dos arquivos da ditadura e a punição aos torturadores. "O Brasil não pode se acovardar e querer esconder a verdade; anistia não é amnésia. É preciso conhecer a história para corrigir erros e ressaltar acertos: o povo que não conhece seu passado, a sua história, certamente pode voltar a viver tempos tenebrosos e de triste memória como tempos idos e não muito distantes".
Fonte: Agencia Estado/ AE
quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
Organicos ainda não regulamentados
Os ramos mais freqüentes da agropecuária orgânica são a criação de gado e outros animais (41,7%) e a produção de lavouras temporárias (33,5%). A maior parte dos produtos, no entanto, é voltada à exportação (60%), especialmente para o Japão, os Estados Unidos e a União Europeia.
Fonte: Salada Verde em O ECO http://www.oeco.com.br/saladaverde
Geopark certifica entidade no Cariri como parceira
O Geopark foi destacado pelo seu gerente e gestor científico, Idalécio de Freitas, como um programa do Governo do Estado, gerido pela Universidade Regional do Cariri (Urca).O significado do Geopark foi ressaltado pelo gerente, que explicou ser um parque aberto.
"O que a Casa Grande fez e faz é Geopark. É social, é geologia, são os fósseis de Nova Olinda, os melhores em qualidade do mundo. O Geopark foi criado no intuito de preservar essas riquezas, para as gerações futuras. Nós não podemos deixar de explorar as riquezas naturais, mas devemos saber como explorar, como preservar", explica. O gerente destacou o trabalho da Casa Grande como entidade colaboradora e desejou um segmento do projeto, aliado do Geopark Araripe.
Com a placa, certificando a cooperação mútua das duas instituições, os projetos em prol do desenvolvimento sustentável da região serão realizados em conjunto. O presidente da Fundação, Alemberg Quindins, destaca a importância do Geopark Araripe para destacar as riquezas naturais da região.
A Casa Grande tem desenvolvido um trabalho de educação patrimonial e preservação, tanto na área da Arqueologia até na memória dos índios kariri, história da cultura regional, e conservação dos sítios arqueológicos, envolvendo crianças e jovens, sem perder de vista principalmente os valores regionais. Recentemente recebeu do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) o título de Casa do Patrimônio da Chapada do Araripe.
A diretora da Fundação Casa Grande, Rosiane Limaverde, que também recebeu o título de cidadania de Nova Olinda, juntamente com o presidente da Fundação, Alemberg Quindins, destacou o ato de entrega da placa como um momento importante para se trabalhar mais pela região do Cariri e pela Chapada do Araripe. Segundo ela, a área da Chapada tem uma riqueza incalculável para a pesquisa. "É uma alegria para a Fundação Casa Grande esse reconhecimento do Geopark, de nos tornarmos parceiros de uma forma mais efetiva", diz.
A vice-reitora da Urca, Otonite Cortez, ressaltou o convênio já existente entre a Urca e a Casa Grande, que tem a finalidade de atuar por meio de uma mútua colaboração em nível cultural e técnico-científico. "Pretendemos estreitar ainda mais os laços e faremos mais ainda, por meio de vários projetos e programas desenvolvidos. Um deles é inserir no aparelhamento do Geopark Araripe, que é um programa de estado, confiado a gestão da universidade", salienta. Ela destacou o papel do Geopark na proteção de toda a riqueza fossilífera e arqueológica do território do Araripe.
Fonte: Caderno Regional do Diário do Nordeste. Reportagem Elizangela Santos.
terça-feira, 29 de dezembro de 2009
Presidente Lula sanciona hoje a Lei do Clima
No entanto, Lula impôs três vetos ao texto aprovado pelo Congresso Nacional. Os vetos protegem o setor do petróleo e as grandes hidrelétricas, além de permitir que recursos destinados ao combate ao aquecimento global sejam retidos para a reserva do governo.Em fevereiro será publicado um decreto que especificará a contribuição de cada setor da economia no corte de emissões.
O Ministro Carlos Minc/ Meio Ambiente disse que, apesar de a Conferência do Clima de Copenhague ter sido considerada um fracasso, o Brasil fará sua parte. "Não interessa se Copenhague não terminou bem. Houve muita frustração, mas o Brasil não ficou mal na fita, mostrou que tinha metas ousadas", disse.
Segundo o ministro, todos os setores serão responsáveis pela redução das emissões. Dos dez vetos sugeridos pelos ministérios, Lula acatou três. Um deles retira a palavra "abandono" de um artigo que previa o "abandono paulatino" de fontes fósseis de energia. Sob pressão do Ministério de Minas e Energia, Lula decidiu retirar a expressão do texto porque, se ela fosse mantida, o país estaria impedido no futuro de usar petróleo e gás natural na produção de energia.
Com a descoberta do pré-sal, o governo quis evitar a dor de cabeça futura de retroceder na política climática. O segundo veto permite o contingenciamento (bloqueio) de recursos utilizados para medidas de redução da emissão de gases. Segundo a área técnica do governo, o corte de recursos orçamentários só pode ser autorizado por meio de lei complementar, e não por lei ordinária, como é o caso da política nacional do clima.
O terceiro veto à lei retira do texto a prioridade para o uso de pequenas usinas hidrelétricas na produção de energia. Pelo texto original, o governo desestimularia a produção de energia pelas médias e grandes usinas.O Brasil é o quinto maior poluidor do planeta, atrás de China, Estados Unidos, União Europeia e Indonésia.
Fonte: Diário do Nordeste
segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
A URCA de costas para Juazeiro!!!
Fonte: Coluna de Felipe Santana/ Jornal Metropolitano
Arborização: Salvem o Meio Ambiente!!!
Fonte: Coluna de Felipe Santana/ Jornal Metropolitano
domingo, 27 de dezembro de 2009
O uso do Avelós no tratamento do cancer
Fonte: Claudia Colucci/ Folha de São Paulo.
Mata branca está em brasas
sábado, 26 de dezembro de 2009
Concurso de Idéias para a Beira Mar gera debate entre profissionais
Por um lado. há uns arquitetos/ urbanistas que consideram que os resultados apresentados são adequados e muito mais quando se trata de um concurso nacional julgado por renomado juri composto de profissionais de referencia como Fabio Penteado, Rosa Grena Kliass, Mateus Gorovitz e Roberto Martins Castelo. Por outro lado, surgem alguns que se contrapõem a estes resultados e exigem um debate mais aberto sobre as proposições compostas pela equipe vencedora. Bom debate e salutar para a categoria demonstrando que os interesses sobre os destinos da Beira Mar, em Fortaleza, estão realmente em pauta. O único senão é a presença de "postadores anonimos" no debate, o que nos parece uma atitude primária de comparecer a uma polemica sob esta condição. Mas deixando este aspecto de primarismo de lado:
- Parabéns à atual Diretoria do IAB/CE pela realização com destaque ao trabalho do Professor/ Arquiteto Antonio Martins Rocha Junior e sua dedicação ao sucesso desta empreita;
- Parabéns à Prefeitura Municipal de Fortaleza e notadamente à Secretária Municipal do Turismo Patricia Pequeno Aguiar e também ao MPF/ Ministério Publico Federal, AGU/ Advocacia Geral, IBAMA/ Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e DPU/ Departamento do Patrimonio da União que acreditaram que a proposição de um concurso nacional de idéias era a mais adequada para solução ao problema de requalificação da Beira Mar;
- Parabéns ao juri, aos nossos colegas do corpo de jurados nacional e aos representantes local. Parabéns também a todos os participantes que atenderam ao chamamento local de participar deste certame;
- Parabéns aos vencedores pelo excelente resultado e também à segunda e terceira colocações, desejando sucesso no desenvolvimento dos trabalhos em pauta;
- E por fim parabéns à população da cidade de Fortaleza.
quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
Praças Centrais do Crato
quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
Festival de Video do Minuto do BNB
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
"ENFRENTANDO NOVOS DESAFIOS"GESTÃO IAB/CE 2010/2011
Diretoria Executiva
Presidente: ODILO Almeida Filho
Vice-presidente: JOSÉ SALES Costa Filho
Secretário-Geral: GUSTAVO Bruno de Amorim
1º. Secretário: JORGE Washington REBOUÇAS Chagas Júnior
2º. Secretário: Francisco EDIILSON Ponte ARAGÃO
Tesoureiro: MARCUS Venícius Pinto de LIMA
1º. Tesoureiro: CLÉLIA Leite de Carvalho
Diretor de Política Profissional: Maria INÈS V. Q. B. Bandeira
Diretor de Política Urbana: REGINA Lúcia Nepomuceno Costa e Silva
Diretor de Política Cultural: Antônio Martins da ROCHA Júnior
Conselho Fiscal:
RUI de Castro PALÁCIO Filho
Maria DANIELA R. Alcântara
SOLANGE Maria Oliveira Schramm
Conselho Superior:
Titulares: NAPOLEÃO Ferreira Silva Neto
MARCUS Venícius Pinto de LIMA
Antônio CUSTÓDIO dos Santos Neto
Suplentes: MÁRIO Antônio da Silva Guerra ROQUE
Antônio LUCIANO Lima GUIMARÃES
AUGUSTO César Chagas Paiva
Aguardamos a presença dos colegas e desejamos a todos Boas Festas, um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo repleto de grandes realizações profisssionais a partir de uma representação mais forte e combativa de nosso Instituto e da consolidação do CAU/ Conselho de Arquitetura e Urbanismo.
Escola profissionalizante restringe matrículas
De acordo com Rosângela, ela tentou realizar a matrícula da filha na escola profissionalizante e não foi concretizada porque "a escola não recebe alunos dos distritos. Está fechada a atendimento aos alunos da sede e não recebe de outras localidades. Para matricular temos que conseguir o endereço de alguém da sede. Acho isso uma falta de respeito", diz.
Para a coordenadora de educação profissionalizante da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), Thereza Barroso, não houve recusa de realizar matrícula porque "o processo ainda não foi aberto", mas ela acrescenta que a proximidade com a escola pode ser um dos fatores para que os alunos ocupem as vagas disponíveis."Estamos na sede para discutir esse assunto, bem como os critérios, que podem ser uma prova ou a residência próxima à escola, e o calendário de matrículas".
Thereza ainda argumenta que a necessidade do critério serve para garantir o acesso justo dos alunos à escola. "Não posso deliberar as vagas para quem eu quiser. Hoje à noite, haverá palestra informativa sobre os cursos a partir das 18 horas, como também discutir a oferta do curso com respectiva quantidade de vagas".
Fonte: Caderno Regional do Diário do Nordeste
Comentário da postagem: Isto chama-se, em português claro, de critério discriminatório. É a uma tentativa de instalar a barbarie em um setor que deveria primar pela excelencia que é o da Educação.
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
PAC promete, mas não cumpre
É só fazer uma análise da prática, para percebermos que os números ditos em alto e bom som quase nunca são comprovados nas liberações. Um exemplo disso são os recursos referentes ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, para o Ceará.
Até o momento, do valor inicial de R$ 734 milhões para o desenvolvimento do Estado, só chegou R$ 166 milhões, há 10 dias do final do ano, segundo números do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) da União. É um percentual de apenas 20%. Os outros 80% esbarram na burocracia, nos entraves e nos remanejamentos feitos na peça orçamentária que acabam atrasando o andamento de obras federais nos estados.
Na teoria, este valor deve ser colocado como "restos a pagar", com promessa de liberação para 2010. Só promessa. Senão, vejamos: o mesmo PAC, no exercício de 2008, previa liberação para o Ceará no total de R$ 554 milhões em investimentos. Passou o ano inteiro para liberar R$ 242 milhões, o equivalente a 43% do total. O restante, R$ 312 milhões, ou 56%, ficaram nos "restos a pagar". E no exercício de 2009 nem os restos a pagar, nem tampouco 50% do que estava previsto, foi pago.
E a proposição de respostas e soluções para os questionamentos que todos fazem, também demora na mesma proporção. A Assembleia Legislativa do Estado criou uma comissão especial para acompanhar as obras do PAC no Estado. Houve divergências entre apoiadores e opositores do governo Lula. Depois, os aliados foram para a comissão oficial, os tucanos se retiraram e criaram uma instância paralela para fazer o mesmo trabalho.
Pois passados três meses da instalação, não há resposta alguma por parte dos parlamentares. O valor dos empenhos mostrados agora, no entanto, revela a realidade sobre aquilo que está sendo empenhado pelo maior programa do governo Lula, atualmente.
Fonte: Diário do Nordeste
domingo, 20 de dezembro de 2009
Copenhagen resultou apenas em “Carta de Intenções”, admite ONU
"O desafio agora é transformar o que concordamos em Copenhagen em algo real, mensurável e verificável." O chamado "Acordo de Copenhagen" foi aprovado no sábado com relutância e sem unanimidade, como exige o procedimento das Nações Unidas. O mesmo prevê ações para a manutenção do aumento da temperatura global a 2ºC. Por outro lado, o acordo não prevê qualquer redução de emissões dos gases que provocam o efeito estufa para que isso seja possível.
Em uma mostra de como o processo em Copenhagen foi conturbado, Weech foi o terceiro presidente da COP 15, substituindo o primeiro-ministro dinamarquês, Lars Loekke Rasmussen, que há poucos dias assumira no lugar da ministra da Energia e do Meio Ambiente, Connie Hedegaard. O Acordo de Copenhagen foi selado na sexta-feira, entre o presidente americano, Barack Obama, e os presidentes de China, Brasil, Índia e África do Sul, depois de uma reunião de mais de duas horas, mas não foi ratificado por todos os paises presentes ao conclave.
Fonte Portal G1.
A anistia ao desmatamento junto com o COP 15
Segundo os pesquisadores e estudiosos o desmatamento para conversão de florestas em pastagens no Brasil é responsável por metade das emissões de gases estufa nacionais – a medida federal de perdoar quem o desmatou, sabendo que isto contrariava a lei, isto leva a uma maior escalada da impunidade.
E em reação isto, funcionários do Ibama organizaram uma manifestação para esta sexta-feira na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, em repúdio ao decreto que, segundo os servidores, deixa a fiscalização federal de mãos atadas. Isso depois dos cofres públicos terem bancado investimentos de cerca de 500 milhões de reais nos últimos cinco anos para manter o sistema de fiscalização, de acordo com o órgão.
sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
Implante de palmeiras muda a paisagem urbana do Crato
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
Aeroporto de Juazeiro oferece novo voo diário
Para o próximo ano, já há uma estimativa, dentro desse processo crescente do número de usuários, de passar dos 300 mil passageiros. Um dos principais problemas, em relação a esse crescimento, tem sido a condição estrutural do aeroporto. O terminal tem capacidade de suporte para apenas 50 passageiros. Uma grande reforma do aeroporto virá apenas em 2011, com investimentos de R$ 50 milhões. Ano que vem, algumas ampliações, com investimentos de R$ 5 milhões e capacidade para 187 passageiros.
Fonte: Caderno Regional do Diário do Nordeste.
Oscar Niemeyer
Niemeyer constitui exemplo de dignidade e de solidariedade humana, mesmo quando tal exemplo podia constituir risco de vida. O importante não é apenas viver muito como ele, é viver sempre dignamente. Corretamente. Dá orgulho ser contemporâneo de brasileiro tão cheio de nobreza moral".
Fonte: Lustosa da Costa, em sua coluna no Diário do Nordeste, de hoje. Postado por José Sales.
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
Educação: combate ao tráfico de fósseis
Cerca de 30 cidades receberam, ontem, uma coleção de fósseis cedida pelo órgão, para servir de instrumento educativo nas salas de aula. O kit "Coleções didáticas com fósseis da Bacia do Araripe", inicialmente, estará sendo distribuído no Cariri. São 90 fósseis para começar o trabalho. Também estão inseridos no programa os Estados de Pernambuco e Piauí, estados que fazem parte da Bacia Sedimentar do Araripe.
O lançamento do projeto aconteceu na Universidade Regional do Cariri (Urca), com a presença do diretor de fiscalização nacional do órgão, Walter Lins Arcoverde, o diretor do 10º Distrito do DNPM-CE, Fernando Antônio da Costa Roberto, o diretor do Museu de Ciências da Terra, no Rio de Janeiro, Diógenes de Almeida Campos, além do chefe do escritório do DNPM no Crato, Artur Andrade. O material foi repassado para as escolas por meio de um termo de cessão assinado pelo responsável pela unidade de ensino e o diretor do 10º Distrito, Fernando Costa.
Fonte: DIARIO DO NORDESTE
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
Presidente Lula resolve ir a Copenhagen imediatamente
A estratégia, pensada pelos laboratórios do Planalto, de lançar a Ministra Dilma Roussef como a grande defensora do Meio Ambiente e da Amazônia e principal negociadora brasileira da COP 15, mesmo com a ajuda do Ministro Carlos Minc, parece que não deu resultado.Os estrategistas do planalto, entre eles o “neo chanceler” Embaixador Marco Aurélio Garcia, não levaram em conta que a imagem internacional da Senadora Marina Silva, de origem negra, filha de seringueiros, que só aprendeu a ler já adulta e transformou-se em uma renomada militante ambiental, é ligada umbilicalmente à defesa da Amazônia e, que o Governador José Serra, ex – dirigente estudantil, ex – exilado político e que dirige, com sucesso, o mais poderoso Estado da Federação, poderiam ofuscar a presença da Ministra Dilma, que em seu curriculum destaca ela ser “mãe do PAC”, como se este detalhe da política nacional pudesse ter alguma significância na política internacional sobre a mudança climática, que ali se debate.
A Ministra Dilma que não passa de uma ilustre desconhecida nesta cimeira e até algumas semanas atrás era um ferrenha defensora do desenvolvimentismo a qualquer custo, defendendo inclusive, com unhas e dentes, a ampliação sem limite de fronteiras agricolas, a flexibilização imediata da análise ambiental, a instalação da Hidrelétrica de Belo Monte no Xingu e a MP do Desmatamento, que regulariza na marra todas as situações ocupação irregular e indevida de terras na Amazônia legal.
O Brasil levou para a Dinamarca uma delegação de mais de 700 pessoas, entre representantes do governo, políticos, estudiosos, ambientalistas e cientistas. Esta é a maior delegação presente em Copenhagen.
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
O Geopark Arouca, em Portugal
O valioso e singular Património Geológico inventariado, cobrindo um total de 41 geossítios, constitui a base do projecto Geoparque Arouca, aliados a uma estratégia de desenvolvimento territorial que assegurará a sua protecção, dinamização e uso. Em simultâneo e em complementaridade, associam-se outros importantes valores como os arqueológicos, ecológicos, históricos, desportivos e/ou culturais e ainda a promoção da etnografia, artesanato e gastronomia da região, tendo em vista a atracção de um turismo de elevada qualidade baseado nos valores da Natureza e da Cultura.
Muitos destes sítios de interesse encontram-se integrados na intensa Rede de Percursos Pedestres, num total de 13, numa perspectiva de valorização e divulgação e promoção deste inestimável património. A entidade responsável pela gestão do Geopark Arouca é a AGA/ Associação do Geoparque Arouca.
domingo, 13 de dezembro de 2009
Balança-rabo-de-bico-torto
Regularizaça com anistia
Como O Eco adiantou, o governo está anistiando quem aderir ao programa e desmatou ilegalmente até um dia antes da publicação do decreto, ou seja, até ontem. Também ficam suspensas as multas de infratores, menos em casos de julgamentos definitivos. Ambientalistas se mostraram decepcionados com a medida, vista como fraca por não trazer incentivos econômicos à regularização fundiária e recomposição florestal, além de anistiar desmatadores em todo o país.
"Quem vai averbar sua reserva legal com a bancada ruralista prometendo acabar com ela, na legislação? E sem o governo dar sinais sobre o que pretende fazer quanto às alterações no Código Florestal, o decreto publicado hoje fica com um certo ar de provisório", disse Nilo d´Ávila, do Greenpeace.O texto é assinado pelo presidente Lula e pelos ministros Reinhold Stephanes, Guilherme Cassel e Carlos Minc, que afirmava até bem pouco tempo que anistiar desmatadores era proposta indecorosa.
Fonte: O ECO
sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
Novas candidaturas brasileiras ao Programa Geopark UNESCO
O Brasil poderá ter mais um Geopark, se depender de um dos seis Estados da Federação que fazem o pleito junto à Unesco. Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso estão reivindicando a sua inclusão no projeto de Geopark junto à Unesco. Este foi um dos assuntos discutidos, ontem, no I Encontro Brasileiro de Geoparks: Construindo Novas Candidaturas, promovido pela Secretaria das Cidades do Ceará e o Ministério da Integração Nacional, no Hotel Encosta da Serra, no Crato, instalado na Chapada do Araripe, área na qual se insere o Geopark Araripe.
A representante de Minas Gerais, Úrsula Ruchkye de Azevedo, chegou para o encontro com o projeto pronto. O Estado oficializou a candidatura do Quadrilátero Ferrífero que inclui parte da capital, Belo Horizonte, e as cidades históricas Ouro Prefeito, Outro Branco, Cafezal, Santa Bárbara, Mariana e Caeté, que tem sua história ligada à extração mineral, principalmente, o ouro e o ferro.
Enquanto o Geopark Araripe tem como suporte principal o patrimônio paleontológico, a região de Minas Gerais, segundo Úrsula, concorre com o potencial geológico. "Nós contamos apenas com um sítio paleontológico, o de Fonseca, com insetos e plantas fósseis", ressaltou a representante de Minas Gerais.
Para Úrsula, a aprovação da proposta mineira vai contribuir para o desenvolvimento da região de forma mais integrada. Ela lembra que existe uma preocupação do governo de seu Estado em relação ao futuro da região, quando se exaurirem os recursos minerais.O seminário no Crato, que tem como objetivo promover o intercâmbio de informações sobre o Geopark Araripe, único no Hemisfério Sul, com os diversos representantes de instituições da região ligados às artes, ao turismo e outros setores produtivos que se destacam no Cariri.
O evento, de acordo tem também a finalidade de esclarecer sobre o programa e o seu desenvolvimento, por meio de diversos projetos que já vêm sendo executados na região, além de compartilhar informações a respeito dos Geoparks da Europa, a exemplo dos de Portugal e Espanha, expostos por componentes de recentes missões técnicas a esses locais.
Fonte: Jornalista Antonio Vicelmo/ Caderno Regional/ Diário do Nordeste.
Comentário da postagem: Imagem das Minas da Passagem, localizadas entre Ouro Preto e Mariana um dos mais importantes registros do “Ciclo do Ouro” brasileiro, este período destacado de nossa História, que coincide com parte do Século XVIII e finda-se no inicio do Século XIX seguinte, que é um dos pontos incluídos na proposta do Geopark do Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais. Hoje estas minas são ponto de visitação turística obrigatória e consolidada vinculado aos roteiros das cidades históricas. Arquivo Ibi Tupi.
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
Encontro Nacional de Geoparks
O objetivo é criar uma agenda para construção da rede brasileira de geoparks vinculada à UNESCO, que passará naturalmente pela certificação de projetos do gênero aspirantes da Conferência Global de Geoparks em 2010, na Malásia. O evento tratará das múltiplas dimensões do Geopark. Segundo gestor de direção administrativa do Geopark Araripe, Patrício Melo, participam do encontro estados como Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso, São Paulo e Rio de Janeiro, além das cidades sede da Região do Cariri que fazem parte dos Geopark Araripe.
Conforme o gestor administrativo, o evento servirá para mostrar um pouco do Geopark e suas múltiplas dimensões nas áreas de educação, conservação e turismo e as interfaces de desenvolvimento regional que têm sido trabalhadas. Para o professor Idalécio de Freitas, o encontro servirá para integrar todos os meios de pesquisa referente à questão do Geopark, além de discutir novas candidaturas das cidades participantes.
A agenda das novas ações a serem desenvolvidas junto ao Geopark Araripe será divulgada durante o evento, além dos investimentos de mais de R$ 12 milhões previstos para os próximos anos. Um dos projetos para 2010 será a construção da sede do Geopark, em Crato, com processo de licitação em fase conclusiva. Os investimentos serão do Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria das Cidades, na ordem de R$ 800 mil.O Desenvolvimento Regional, Cultura, Turismo e Meio Ambiente serão abordados pela equipe gestora da Urca.
A oficina de trabalho, construindo novas candidaturas fará parte de um segundo momento do encontro. A iniciativa tem a finalidade de contribuir para a consolidação das propostas dos geoparks aspirantes, tendo em vista a aprovação na Conferência Global de Geoparks, em 2010, na Malásia. O coordenador científico e professor do departamento de Geologia de Trás-os-Montes e Alto Douro, Artur Abreu Sá, abordará a experiência do Geopark de Arouca, em Portugal. No dia 11, haverá uma visita guiada com os participantes do encontro, ao território do geopark, incluindo as cidades de Santana do Cariri e Nova Olinda.
Pelo menos 59 geoparks já foram criados no mundo, desses, o Geopark Araripe é o único das Américas e do Hemisfério Sul.
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
Tudo começou no Rio ECO 92
Imagem da Cachoeira do Lameiro, parte do ecossitema do Rio Batateira - Fonte da Batateira/ Vale/ Cachoeira do Lameiro/ Sítio Fundão - composto como Geopark Batateira, à espera de uma regulamentação mais efetiva em seu estatuto de proteção e preservação. Fotografia de Daniel Roman. Direitos autorais reservados.
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Esboço de acordo deixa a ONU de lado e abandona Kioto
Desde ontem circulavam rumores de que a Dinamarca tinha apresentado um documento a parte. Quando o jornal "The Guardian" vazou o documento provocou reações imediatas dos países em desenvolvimento e países pobres. O Brasil, que iria dar um briefing agora, suspendeu a conversa para manter contatos com o governo brasileiro.
O esboço, que vem sendo chamado de "texto dinamarquês", estabelece limites desiguais para redução per capita das emissões de carbono entre países desenvolvidos e emergentes em 2050. O acordo permitiria a países ricos, por exemplo, emitir quase o dobro de carbono per capita frente aos emergentes.
Ainda segundo o texto obtido pelo Guardian, o acordo segue a mesma linha do protocolo de Kyoto: responsabiliza os países ricos pelos riscos da mudança climática e exige o cumprimento de metas. Os países emergentes poderiam adotar metas voluntárias para redução das emissões.
Segundo especialistas, o texto estabelece que o Banco Mundial será o responsável por administrar o financiamento do combate às mudanças climáticas, o que reduziria o papel da ONU. A publicação do esboço deixou países desenvolvidos e emergentes furiosos nesta terça-feira em Copenhague.
Fonte: Miriam Leitão de O GLOBO.
Seminário GEOPARK: Multiplas Dimensões
Maiores informações (88) 3102-1296 - www.cidades.ce.gov.br
Um sonho distante?
“Ninguém subestima as dificuldades das próximas duas semanas, mas há um desejo manifesto de fazer um acordo político com metas, forte e ambicioso, efetivo e operacional”, afirmou Rasmussen, numa conveniente lembrança sobre a pré-disposição pelo fechamento do acordo desejado, anunciada por diversos países dias antes da conferência. Até agora 110 chefes de estado confirmaram presença no evento na semana que vem.
Entre os motivos para que o acordo seja fechado de vez em Copenhague, Rajendra Pachauri, chefe do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), lembrou que os negociadores devem colocar as exigências ecológicas na frente da política. “Na falta de ações de mitigação, as chuvas vão aumentar, e muito, as fontes de água vão se exaurir, a camada de gelo da Groenlândia vai diminuir ao ponto de o mar se elevar de quatro a seis metros, até o fim do século, dois bilhões de pessoas estarão expostas em áreas de fortes inundações já em 2018”, citou Pachauri, só para exemplificar. “Gastar menos de 3% do PIB mundial até 2030 em ações de mitigação evitaria maiores catástrofes decorrentes do aquecimento do planeta entre 2 e 4 graus Celsius”, disse.
Confiantes na força das manifestações populares em Copenhague e no resto do mundo nos últimos meses, os dinamarqueses querem demonstrar que esta conferência será marcante e determinará novas referências, na forma e no conteúdo. Para começar, nenhum delegado recebeu uma daquelas bolsas recheadas de presentes e lembranças da COP-15. Desperdício de dinheiro. Em vez disso, o governo utilizou o recurso para bancar os estudos e a capacitação de 11 estudantes de países em desenvolvimento na Dinamarca. Tem muito mais.
Fonte Andrea Fanzeres, no jornal O ECO.
domingo, 6 de dezembro de 2009
Começa amanhã a Cúpula de Copenhagem
Entre 07 e 18 de Dezembro, representantes de mais de 10o países estarão reunidos em Copenhagem, a capital da Dinamarca para tentar chegar a um concenso sob a redução dos gases causadores do efeito estufa. A Cúpula de Copenhagem tem a missão de susbtituir o Protocolo de Kioto/ 1997, o único acordo internacional que limita as emissões de gases e cuja vigencia se limita a 2012.
O chamado efeito estufa é o fenomeno climático responsável pelo aumento da temperatura no planeta. As emissões de gás carbonico - CO2 - e outros gases como o metano e os CFCs se misturam na atmosfera, aprionando a rediácão solar e propiciando aumentos significativos de temperatura. Segundo o Painel de Mudanças Climáticas da ONU, a temperatura meédia poderá subir entre 2,4 d 6, graus Celsius até o fim do Século XXI, causando secas, degelos das calotas polares, desertificação e outros graves problemas climáticos.
Mas o esperado acordo de Copenhagem pode fracassar devido a um impasse entre os países em desenvolvimento, liderados pela China e Índia e, os países desenvolvidos. Para as nações mais pobres, o corte de emissões dos paises industrializados deveria ser de pelo menos 4o% a menos do que os níveis de 1990. Além disso há um pleito do emergentes de uma ajuda financeira para reduzir a emissão da gases para que a suas economias não sejam prejudicadas. E não há tempo hábil para a reunião em Copenhagem resulte em um novo tratado quanto ao clima de cumprimento obrigatório.
Por outro lado existem dados catastróficos: 20 milhões de pessoas migraram em 2008, por causa de desastres ligados às mudanças climáticas. Existem previsões que 200 milhões de pessoas se desloquem até 2050. Os prejuízos economicos são incalculáveis. De acordo com a OMM/ Organização Meteorológica Mundial é necessária uma ação urgente para que não se manifestem os cenários mais pessimistas: o CO2 na atmosfera está crescendo anualmente 10 vezes mais que há uma década atrás.
A França e Inglaterra propuseram um aporte de 10 bilhões de dólares por ano através do Fundo de Lamçamento de Copenhagem para ajudar os países emergentes a reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa. O Estados Unidos tem uma proposta de corte de 17% das emissões até 2020. E uma meta que alcançará 30% até 2025 e 42% em 2030, mas considerando os dados de 2005. O Brasil cobra metas maiores dos Estados Unidos e anunciará corte de gases entre 36,1% e 38,9% até 2020.
Imagem publicada no Diário do Nordeste.
Explosão de beleza em homanagem à Burle Marx
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
Comemorações do Dia do Arquiteto 2009
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
Metro Cariri é inaugurado
O Metrô do Cariri faz parte de um conjunto de ações do Governo do Ceará visando à requalificação do transporte ferroviário de passageiros em municípios do Interior, segundo o governador Cid Gomes.No período para a conclusão das outras seis estações, não serão cobradas passagens. É a chamada "Operação Branca", que, segundo o Metrofor, "é uma fase de adaptação durante a qual serão verificados o desempenho dos equipamentos e a adaptação dos funcionários e da população ao novo serviço".As oficinas já estão com os serviços de terraplenagem prontos e iniciadas as fundações. Depois de concluída essa fase, o metrô entra finalmente na operação completa, circulando de 5h30 às 22h30, com 38 viagens em cada sentido, num total de 76 viagens por dia.
Fonte: Caderno Regional do Diário do Nordeste.
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
COMTUR aprova o PDITS FORTALEZA
O PDITS FORTALEZA passa a ser, a partir de agora, o documento básico do planejamento do Turismo em Fortaleza e tem como objetivo principal o crescimento do setor em bases sustentáveis em curto, médio e longo prazo estabelecendo ações e prioridades para a tomada de decisões. Os objetivos do PDITS FORTALEZA abrangem: orientar a Administração Municipal quanto a ajustes no marco legal para facilitar o pleno desenvolvimento do Turismo nas áreas prioritárias quanto a investimentos a serem consolidados; buscar a promoção dos investimentos da iniciativa privada em empreendimentos e produtos turísticos que aproveitem integralmente o quadro de nossos atrativos naturais, culturais, da lazer e entretenimento e de negócios; além de conscientizar a sociedade em geral sobre o papel do Turismo como um dos fortes indutores do desenvolvimento social e econômico, no presente, gerador de novas oportunidades de trabalho, emprego, renda e melhoria da qualidade de vida da população, inagurando uma nova era no Município de Fortaleza.