sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Novas candidaturas brasileiras ao Programa Geopark UNESCO


O Brasil poderá ter mais um Geopark, se depender de um dos seis Estados da Federação que fazem o pleito junto à Unesco. Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso estão reivindicando a sua inclusão no projeto de Geopark junto à Unesco. Este foi um dos assuntos discutidos, ontem, no I Encontro Brasileiro de Geoparks: Construindo Novas Candidaturas, promovido pela Secretaria das Cidades do Ceará e o Ministério da Integração Nacional, no Hotel Encosta da Serra, no Crato, instalado na Chapada do Araripe, área na qual se insere o Geopark Araripe.

A representante de Minas Gerais, Úrsula Ruchkye de Azevedo, chegou para o encontro com o projeto pronto. O Estado oficializou a candidatura do Quadrilátero Ferrífero que inclui parte da capital, Belo Horizonte, e as cidades históricas Ouro Prefeito, Outro Branco, Cafezal, Santa Bárbara, Mariana e Caeté, que tem sua história ligada à extração mineral, principalmente, o ouro e o ferro.

Enquanto o Geopark Araripe tem como suporte principal o patrimônio paleontológico, a região de Minas Gerais, segundo Úrsula, concorre com o potencial geológico. "Nós contamos apenas com um sítio paleontológico, o de Fonseca, com insetos e plantas fósseis", ressaltou a representante de Minas Gerais.

Para Úrsula, a aprovação da proposta mineira vai contribuir para o desenvolvimento da região de forma mais integrada. Ela lembra que existe uma preocupação do governo de seu Estado em relação ao futuro da região, quando se exaurirem os recursos minerais.O seminário no Crato, que tem como objetivo promover o intercâmbio de informações sobre o Geopark Araripe, único no Hemisfério Sul, com os diversos representantes de instituições da região ligados às artes, ao turismo e outros setores produtivos que se destacam no Cariri.

O evento, de acordo tem também a finalidade de esclarecer sobre o programa e o seu desenvolvimento, por meio de diversos projetos que já vêm sendo executados na região, além de compartilhar informações a respeito dos Geoparks da Europa, a exemplo dos de Portugal e Espanha, expostos por componentes de recentes missões técnicas a esses locais.

Fonte: Jornalista Antonio Vicelmo/ Caderno Regional/ Diário do Nordeste.

Comentário da postagem: Imagem das Minas da Passagem, localizadas entre Ouro Preto e Mariana um dos mais importantes registros do “Ciclo do Ouro” brasileiro, este período destacado de nossa História, que coincide com parte do Século XVIII e finda-se no inicio do Século XIX seguinte, que é um dos pontos incluídos na proposta do Geopark do Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais. Hoje estas minas são ponto de visitação turística obrigatória e consolidada vinculado aos roteiros das cidades históricas. Arquivo Ibi Tupi.

Nenhum comentário: