quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Festival de Video do Minuto do BNB


A história dos romeiros no caminho para Juazeiro, em cima de pau-de-arara, foi contada por Dadá Petrole. O cearense Dadá Petrole e o paraense Rodrigo Aben-Athar ganharam o Festival Vídeo do Minuto. Um paraense e um cearense radicado na Alemanha foram os dois vencedores do Festival de Vídeo do Minuto com o tema "Padre Cícero", patrocinado pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Rodrigo Aben-Athar, de Belém/ Pará, ganhou o Prêmio Aquisição BNB, no valor de R$ 2 mil, com o vídeo "O dia em que Padim voltou ao Crato". A animação 3-D feita por Rodrigo mostra o deslocamento da estátua do Padre Cícero da Serra do Horto para o Crato. O vídeo termina com Padre Cícero sentado na encosta da Serra do Araripe, contemplando o Cariri.


Já o cratense Dadá Petrole conquistou o Prêmio Especial Romaria, no valor de R$ 1 mil, com o vídeo "Dia dos mortos", que conta a história, o sofrimento e a catarse dos romeiros nordestinos no caminho para Juazeiro em cima de um caminhão pau-de-arara. Com essa proposta, o fotógrafo cratense foi premiado, em nível nacional, pelo "Festival do Minuto" do Estado de São Paulo. O trabalho de Dadá Petrole foi objeto de reportagem do Diário do Nordeste, no dia 23 de novembro deste ano, com o título "Fotógrafo lança novo olhar sobre as romarias". O vídeo valoriza a informação da imagem e da dramatologia do silêncio e da luz. "Ele incorpora a poesia e a emoção da vida dos romeiros que se deslocam dos seus municípios de origem para exaltar o que lhe é de valor na vida e assim lhes afastar da morte".


O objetivo da captação dessas imagens, segundo Dadá Petrole, foi de criar um arquivo documental videográfico sobre as romarias do Padre Cícero. O diretor e produtor executivo do Festival do Minuto, Gustavo Steinberg, diz que foram inscritos 100 e selecionados 61 vídeos sobre o Padre Cícero pela curadoria do evento."Desses 61 vídeos, 34 (ou 55,7%) foram produzidos por realizadores da região Nordeste, traduzindo um recorde absoluto de participação da região no Festival do Minuto.


Esses números demonstram uma escolha acertada do tema e do foco da ação durante a romaria em Juazeiro do Norte, no último dia 2 de novembro", analisa Gustavo Steinberg. O Padre Cícero é até hoje considerado o Cearense do Século. Durante uma missa celebrada por ele em 1889, em Juazeiro do Norte, ocorreu o primeiro de uma série de milagres que o tornaram lendário: uma hóstia ministrada pelo sacerdote a uma beata transformou-se em sangue na boca da religiosa. Tal fenômeno se repetiu diversas vezes durante cerca de dois anos. Rapidamente espalhou-se a notícia de que tinha acontecido um milagre.A partir daí, o mito do Padre Cícero passou a ter fortíssima influência social e religiosa em todo o Estado do Ceará, e Juazeiro do Norte tornou-se uma cidade-santuário e um dos maiores centros de romarias e religiosidade popular do Brasil. É lá que estão sepultados os restos mortais do "Padim Ciço", já considerado santo popular pelos milhares de devotos.


Fique por dentro:

O Festival do Minuto foi criado no Brasil no ano d e 1991. Este evento é, hoje, o maior festival de vídeo da América Latina, tendo inspirado festivais semelhantes em mais de 40 países. Desde o ano de 2007, o Festival do Minuto brasileiro tornou-se permanente e, também, online. Passou a receber e exibir vídeos diretamente pela Internet. Para assistir basta acessar:


www.festivaldominuto.com.br .


Fonte: Diário do Nordeste. Imagem do Video de Dadá Petrole.

Nenhum comentário: