quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Encontro Nacional de Geoparks

I Encontro Nacional de Geoparks será aberto hoje, no Crato, às 8 horas de hoje, no Hotel Encosta da Serra, em Crato, o I Encontro Brasileiro de Geoparks: Construindo Novas Candidaturas. O evento, que terá continuidade até amanhã, é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, e o Ministério da Integração Nacional. Entre as autoridades presentes no encontro o Secretário das Cidades, Joaquim Cartaxo, a Secretaria Adjunta da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Teresa Mota, o Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professor Plácido Cidade Nuvens, representantes do Ministério da Integração Nacional, Ministério da Cultura, representantes de Geoparks internacionais, e gestores do Geopark Araripe.

O objetivo é criar uma agenda para construção da rede brasileira de geoparks vinculada à UNESCO, que passará naturalmente pela certificação de projetos do gênero aspirantes da Conferência Global de Geoparks em 2010, na Malásia. O evento tratará das múltiplas dimensões do Geopark. Segundo gestor de direção administrativa do Geopark Araripe, Patrício Melo, participam do encontro estados como Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso, São Paulo e Rio de Janeiro, além das cidades sede da Região do Cariri que fazem parte dos Geopark Araripe.

Conforme o gestor administrativo, o evento servirá para mostrar um pouco do Geopark e suas múltiplas dimensões nas áreas de educação, conservação e turismo e as interfaces de desenvolvimento regional que têm sido trabalhadas. Para o professor Idalécio de Freitas, o encontro servirá para integrar todos os meios de pesquisa referente à questão do Geopark, além de discutir novas candidaturas das cidades participantes.

A agenda das novas ações a serem desenvolvidas junto ao Geopark Araripe será divulgada durante o evento, além dos investimentos de mais de R$ 12 milhões previstos para os próximos anos. Um dos projetos para 2010 será a construção da sede do Geopark, em Crato, com processo de licitação em fase conclusiva. Os investimentos serão do Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria das Cidades, na ordem de R$ 800 mil.O Desenvolvimento Regional, Cultura, Turismo e Meio Ambiente serão abordados pela equipe gestora da Urca.

A oficina de trabalho, construindo novas candidaturas fará parte de um segundo momento do encontro. A iniciativa tem a finalidade de contribuir para a consolidação das propostas dos geoparks aspirantes, tendo em vista a aprovação na Conferência Global de Geoparks, em 2010, na Malásia. O coordenador científico e professor do departamento de Geologia de Trás-os-Montes e Alto Douro, Artur Abreu Sá, abordará a experiência do Geopark de Arouca, em Portugal. No dia 11, haverá uma visita guiada com os participantes do encontro, ao território do geopark, incluindo as cidades de Santana do Cariri e Nova Olinda.

Pelo menos 59 geoparks já foram criados no mundo, desses, o Geopark Araripe é o único das Américas e do Hemisfério Sul.

Nenhum comentário: