sábado, 2 de janeiro de 2010

Angra dos Reis: mais uma tragédia ambiental


Mais um desastre ambiental ocorre na "virada do ano", em Angra do Reis, sempre no início da temporada de chuvas de verão, como já vem ocorrendo há mais três décadas, quando se iniciou a "validação"da atual modelagem de ocupação urbana naquela porção de Serra do Mar, entre o Sul do do Estado do Rio de Janeiro e o Litoral Norte de São Paulo, com a construção da Rodovia Rio - Santos.


Em situações de exuberante beleza natural, mas de grande fragilidade ambiental, onde a escarpa da própria serra chega, por vezes, até o oceano, insiste a ação humana em se fixar ao arrepio de quaisquer recomendações técnicas ou até de bom senso quanto a isto. Como consequencia, como sepre ocorre anualmente, sem exceção, temos esta de cocorrência desde meados da década de 70. Só que desta vez os maiores prejudicados, com perdas materiais foram os estabelecimentos de de maior qualidade de instalações, justamente aqueles que deveriam ter maiores cuidados, por conta dos altos valores ali investidos. Isto sem consideramos as vidas humanas, que não tem preço, perdidas.


Enquanto isto a versão oficial, do próprio Governo do Estado, insiste em manter totalmente fechados seus olhos e a ainda declara que nada há de errado na situação naquela situação de fraglante ocupação irregular e indevida, tentando mais uma vez colocar a culpa na natureza, no ecossistema ali existente, em sua fragilidade patente e na intempérie climática, da temporada de chuvas iniciante.
Imagem AG/ Portal G 1.com

Nenhum comentário: