quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Dia Mundial sem Carro no Cariri

"Seria uma grande contribuição ao meio ambiente se as pessoas, sempre que possível, deixassem o carro na garagem e optassem por andar um pouco, usar a bicicleta, pegar carona do vizinho ou usar transporte coletivo. Se cada pessoa adotasse uma dessas atitudes, pelo menos uma vez por semana, isso faria uma grande diferença em favor do meio ambiente".

Com este conselho, um grupo de ambientalistas do Crato, com o apoio da Secretaria de Esportes e Juventude, participou ontem das comemorações do "Dia Mundial Sem Carro", promovendo um passeio ciclístico com saídas simultâneas das cidades de Crato e Juazeiro até a Casa Cariri, na divisa entre as duas cidades, com a projeção de vídeos institucionais e show com a banda de pop rock Night Life. O objetivo é conscientizar a população sobre os danos da emissão de gases de efeito estufa e ressaltar a importância do uso sustentável dos meios de transporte. "A bicicleta é um meio de transporte eficiente para curtas distâncias, tem baixo custo, permite a prática de atividade física e não polui o meio ambiente, diz o ambientalista Ernesto Rocha.

As ruas centrais das cidades de porte médio do Interior estão entupidas de veículos. No Centro do Crato, por exemplo, não há mais espaço para estacionamento. "É preciso criar o hábito de utilizar o metrô do Cariri, que liga as cidades de Juazeiro e Crato", diz o secretário do Meio Ambiente, Nivaldo Soares, lembrando que o trem está transportando apenas 1.400 pessoas por dia, quando foi projetado para transportar cinco mil passageiros diariamente. A mobilização faz parte também da Semana Nacional de Trânsito 2010 (de 18 a 25 de setembro), que tem como tema "Cinto de segurança e cadeirinha".

Fonte: Jornalista Antônio Vicelmo/ Caderno Regional/ Diario do Nordeste

Nenhum comentário: