domingo, 19 de setembro de 2010

A discriminação contra os povos indígenas no Nordeste

A discriminação contra os povos indígenas no Nordeste é uma das principais violências sofridas pelas crianças e adolescentes da região. Essa foi uma constatação dos participantes da quarta etapa do ciclo de oficinas sobre direitos e políticas para crianças e adolescentes indígenas que reuniu 40 representantes de povos indígenas da Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Espírito Santo e Minas Gerais, no período de 3 a 5 de setembro, em Recife-PE. A discussão sobre as diferenças entre o ponto de vista indígena e não-indígena do que é considerada uma forma de violência ou agressão contra as crianças e adolescentes indígenas permeou as colocações dos quatro grupos de trabalho compostos pelos participantes.

“A criança indígena que acompanha os pais numa retomada de terra é vista pela população não indígena como um ato de violência, mas, para nós, é uma forma de repassar a nossa história de luta e de garantir que as crianças continuem perto dos seus pais”, afirmou Marcos Sabaru, do povo Tingui Boto, de Alagoas. A falta de escolas diferenciadas nas áreas indígenas, a precariedade no atendimento à saúde, a demora no processo de demarcação das terras indígenas e a ausência de políticas específicas para os jovens indígenas também estiveram presentes no diagnóstico.

A realização da oficina fez parte do projeto ‘Formulação de políticas para crianças e adolescentes indígenas e capacitação dos operadores do Sistema de Garantia de Direitos’, uma parceria entre o Centro Indígena de Estudos e Pesquisas (Cinep), a Secretaria de Direitos Humanos (SDH/PR) e o Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Conanda). O projeto tem o objetivo de reunir informações sobre as crianças e adolescentes indígenas para formular políticas públicas. Ao final das oficinas vão ser elaboradas diretrizes e propostas para compor o Plano Decenal dos Direitos das Crianças e Adolescentes que contemplem especificidades dos povos indígenas. (a partir de nota do Cinep)

Fonte: Jornalista Edgar Patricio/ Coluna Ecologia/ O POVO Online

Nenhum comentário: