quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Fundação Padre Ibiapina

A administração e controle do extrativismo e da comercialização da janaguba foi repassada à Fundação Padre Ibiapina, entidade da Diocese do Crato, com o compromisso de promover um estudo sobre a planta. Porém, a entidade perdeu o controle da exploração da planta. Hoje, existem mais de dez postos de venda do leite de janaguba no Município do Crato. O preço varia entre R$ 13,00 e R$ 15,00.

O pioneiro na venda do leite de janaguba na região é Marcos Cartaxo Esmeraldo, que mantém em sua casa uma relação de dezenas de pessoas que se dizem curadas de câncer. São relatos dramáticos de pessoas que estavam desenganadas pelos médicos e desesperadas. Marcos vende para todo o Brasil cerca de 360 litros de leite de planta por mês. Esta semana, ele recebeu uma encomenda de um funcionário do Palácio do Planalto, em Brasília.

Para Marcos, a comercialização "é uma forma de evangelização". Com lágrimas nos olhos, ele diz que é gratificante amenizar a dor de pessoas que já procuraram todos os recursos médicos. "Eu me tornei um verdadeiro cristão, Já fui convidado para ser ministro das Eucaristia", comemora.

Fonte: Caderno Regional/ Diário do Nordeste

Nenhum comentário: