terça-feira, 28 de setembro de 2010

I Workshop Latino-Americano e Caribenho de Geoparques.

Será realizado no mês de Novembro pelo Geopark Arapipe o I Workshop Latino-Americano e Caribenho de Geoparques. O Workshop reunirá geólogos, geógrafos, especialistas em desenvolvimento local, turismo e cultura, educadores e representantes políticos dos países da América Latina e do Caribe interessados na proteção e valorização do patrimônio natural e cultural, com vista à promoção de um desenvolvimento territorial sustentável.Serão ministradas palestras por especialistas convidados de renome mundial sobre assuntos específicos relacionados com o objetivo do workshop.

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde. Gostaria de atentar que este evento é uma clara demonstração de exclusão social! O preço é uma piada, claramente uma ferramenta para se excluir a sociedade. Mais engraçado ainda, é que os mesmos que criticavam a administração primeira do parque, continuam mantendo o estilo "geoplacas" de ser.

Gostaria de sugerir, se possível, que vocês deste blog (imagino que este blog seja independente ao contrário do outro) fizessem uma matéria sobre este fato: A inacessibilidade deste evento pra sociedade civil interessada, e pra nós estudantes de graduação.

Opto por não me identificar, porém sou estudante de graduação da URCA e observo o processo de perto há tempos, já estando envolvido no mesmo.

Outra sugestão de matéria é sobre os Geotopes. Geotopes do início x Geotopes de hoje: O que mudou?
Preciso nem responder né...

José Sales disse...

Olá Anonimo
Muito obrigado por suas valiosas informações. Vamos fazer sim uma manifestação sobre isso, logo mais. Não sabíamos que a atual gestão do Geopark Araripe está claramente adotando este "tipo" de ferramentas de exclusão social.

O mais estranho é que isto não é necessecidade deste roteiro de exclusão, na medida em que o estado do Ceará destinou 1 milhão de reais para organização deste encontro e sua divulgação.

Quanto ao que foi feito em 2006, afeito a localização dos geotpoes e a colocação da identidade e sinalização era só uma exigencia da própria UNESCO, que só referendaria a proposta se a mesma estivesse em implantação e também, num mesma medida, uma diretriz de intenções, que mais adiante deveria ser revista e/ou ampliada e/ou recomposta.

Cordialmente