quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Artesãos do Cariri em Encontro Internacional


Uma oportunidade para o artesão da região do Cariri mostrar o seu produto para o mercado nacional e internacional acontece com a II Feira de Artesanato da Região e o V Encontro Internacional de Negócios do Cariri. O evento será aberto às 19 horas de hoje, no Palácio da Microempresa, neste município, e vai até o dia 17. A expectativa do volume de negócios fechados a curto, médio e longo prazos é de R$ 1,5 milhão.


O encontro tem o objetivo de fomentar, ampliar os negócios e divulgar o artesanato da região, além do turístico. De acordo com o gestor do Programa de Artesanato do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Vicente Gregório Teixeira, "é uma eficiente vitrine que se forma para apresentar esse potencial diversificado do artesanato nordestino e também caririense".


O V Encontro Internacional vai dar visibilidade ao trabalho popular manual, com a exposição de esculturas em madeira, trançado em palha de milho e sisal, rede a sol bordada, xilogravura e literatura de cordel, com o trabalho dos xilógrafos e poetas da gráfica Lira Nordestina.


Insere também os artefatos em flandre e artesanato em couro. Serão mais de 800 artesãos, selecionados a partir da qualidade dos produtos e aceitação no mercado internacional, que vão participar do evento que vai contar com expositores do Piauí, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A finalidade é também promover a troca de experiências com os artesãos de outros Estados.


Foram convidados para participarem da rodada cerca de 55 compradores de outras regiões brasileiras, a exemplo do Sul, Sudeste e Centro-Oeste e de países como Alemanha, Cabo Verde, França e Portugal. Os negócios vão ser intensificados a partir de amanhã, com a Rodada de Negócios. Este é o momento em que há uma dinâmica maior nas atividades, e uma oportunidade do próprio artesão desenvolver sua habilidade comercial.
Fonte Diário do Nordeste.

Nenhum comentário: