sábado, 10 de outubro de 2009

Paleontologia reúne pesquisadores no Cariri

Começa hoje, no Crato, a Paleo 2009 da região Nordeste, reunião anual da Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP), núcleo Nordeste, contando com o apoio organizacional da Universidade Federal do Ceará (UFC) e também da Fundação Paleontológica Phoenix. O evento acontece no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (Urca), instituição responsável pela publicação dos resumos aprovados, e tem a realização da SBP. Também será reinaugurado hoje, durante o evento, o Laboratório de Pesquisas Paleontológicas da Urca, com nova estrutura física.

O encontro de Paleontologia contará com a presença de profissionais, estudantes, pesquisadores e demais interessados na Paleontologia do Nordeste brasileiro. O evento terá a coordenação do professor doutor Álamo Feitosa Saraiva (Urca), Wagner Souza Lima (Phoenix), Maria Helena Hessel (UFC), PhD em Paleontologia e Geologia Histórica. Ela afirma essa é a 13ª reunião anual regional. O último encontro aconteceu em Aracaju e o próximo acontecerá provavelmente em Salvador, conforme a pesquisadora.

Cerca de 200 pessoas devem estar no encontro, entre pesquisadores e estudantes de vários Estados como Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e do Estado do Ceará. Os estudantes, em sua maioria, são dos cursos de Biologia, Geologia e Paleontologia. A Paleo 2009 tem o objetivo de promover uma troca de informações entre os participantes e atualização quanto aos estudos em toda a região, além de programar a organização, para o Congresso Nacional de Paleontologia, que no próximo ano acontecerá no Rio Grande do Norte.

Serão grandes nomes da Paleontologia e os maiores estudiosos dos fósseis do Araripe entre os participantes. Entre eles, Paulo Brito, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), maior especialista do mundo sobre os peixes do Araripe; Mary Elizabeth de Oliveira, da Universidade de São Paulo (USP), também maior especialista em Paleoflora do Araripe, e Rafael Gioia Martins Neto, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), especialista brasileiro em estudos de insetos fósseis. Já descreveu mais de 250 espécies de fósseis e publicou cerca de 350 trabalhos sobre o Araripe.

Fonte Diário do Nordeste

Nenhum comentário: