sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Começa restauração de imagens sacras no Crato


Começam a ser restauradas as imagens sacras do Museu Histórico do Crato. São 19 imagens, algumas delas com mais de 200 anos. O projeto foi selecionado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), para apoio à preservação material, na modalidade de preservação de acervos museológicos, executado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude local, que administra o equipamento. Serão seis meses de um trabalho, que não envolve somente a recuperação das imagens, mas a conscientização sobre a importância do resgate da história local entre estudantes.

A recuperação está sendo feita pela restauradora italiana, Maria Gabriella Federico, que já vem realizando esse trabalho há 22 anos, desde o seu país de origem. Gabriela afirma que a imagem mais importante do museu, a de São Fidélis, co-padroeiro do município, tem mais de 200 anos e está bastante danificada. Alguns dedos precisam ser refeitos e o trabalho é extremamente minucioso. Será um mês de trabalho, com o monumento em madeira provavelmente confeccionado pelos índios cariri, que receberam influência dos padres.

A outra imagem em madeira é a de São Francisco. O próprio material utilizado no processo de recuperação é natural. Gabriella cumpre a tarefa de recuperação com um cuidado minucioso, como quem está criando uma obra de arte, pela segunda vez. Cada detalhe é fruto de uma pesquisa para a sua reposição na integralidade, a exemplo de detalhes na base da imagem de São Fidélis. São pequenos desenhos, sobre a cor rosa bebê.

O primeiro trabalho desenvolvido pela italiana no Cariri aconteceu em 2004, por indicação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para o restauro da imagem de Nossa Senhora da Penha, na Igreja da Sé, Crato. Outra importante atividade aconteceu no Museu Jaguaribano de Aracati, com projeto de restauração. No Rio de Janeiro, ela fez a recuperação dos painéis de azulejos da Escola dos Estados Unidos, além de trabalhos na sua terra de origem, como a restauração de quatro esculturas no palácio real de Torino, e outras atividades no Centro Histórico de Roma.

Fonte Diário do Nordeste

Nenhum comentário: